Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A cicatrização das feridas apresenta 3 fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona, corretamente, a fase com o número de determinada célula.

A
Na fase de maturação os neutrófilos são predominantes.
B
Os fibroblastos constituem a maioria das células na fase de proliferação.
C
Macrófagos estão ausentes na fase de proliferação.
D
Os linfócitos predominam na fase de inflamação.
E
Duas acima estão corretas.
Lactente de 3 meses, sexo masculino, cor branca, nascido a termo, peso de nascimento=2600g.Em tratamento para toxoplasmose congênita, em aleitamento materno exclusivo, desenvolvimento neuro-psico-motor: sustenta a cabeça e apresenta sorriso social, em consulta ambulatorial de puericultura, devido a dados de anamnese e palidez cutâneo-mucosa ++/+4, o médico solicitou hemograma com os resultados obtidos citados abaixo: Hemoglobina=9,0, hematócrito=27, VCM=110 FL; núcleos dos neutrófilos plurisegmentados; Normocromia; com anisocitose. Assinale a melhor alternativa para a etiologia da anemia de acordo com o enunciado da questão:
Paciente G4P1A3 (3 abortamentos espontâneos entre 6-8 semanas seguidos de parto vaginal de feto morto com 28 semanas por DPPNI) chega ao consultório para consulta pré-natal com diagnóstico de síndrome do anticorpo antifosfolípide. Qual a melhor conduta no caso?
Mulher de 52 anos procura seu ginecologista para exames de rotina. Refere última menstruação há dois anos e sintomas leves de fogachos. Nega comorbidades. Qual dos exames abaixo não necessita ser solicitado?
A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?
Compartilhar