Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A cicatrização das feridas apresenta 3 fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona, corretamente, a fase com o número de determinada célula.

A
Na fase de maturação os neutrófilos são predominantes.
B
Os fibroblastos constituem a maioria das células na fase de proliferação.
C
Macrófagos estão ausentes na fase de proliferação.
D
Os linfócitos predominam na fase de inflamação.
E
Duas acima estão corretas.
Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:
O grupo de cardiopatias congênitas que produzem cianoses são:
Em algumas situações devem-se realizar cirurgias preventivas ao desenvolvimento de tumores malignos. Dentre as alternativas abaixo, pode-se afirmar que há relação da doença com o surgimento de tumores malignos, EXCETO em:
NSF, homem, 63 anos, hipertenso, controlado com IECA, procura o pronto socorro, encaminhado pelo urologista, com um USG abdominal de rotina que apresenta um aneurisma de aorta infra-renal, medindo 3,5 x 6 cm (diâmetro X extensão). Ao exame, há a palpação de uma massa pulsátil próximo ao umbigo. O paciente é normolíneo, e tanto ele como a esposa ficaram ansiosos com esse achado detectado no ultrassom. Com base nesses dados, a conduta adequada do médico que o atendeu deve ser:
Compartilhar