Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser realizada com ou sem auxílio de circulação extracorpórea (CEC). Assinale a alternativa cuja situação NÃO representa uma contraindicação absoluta para a cirurgia sem CEC.

A
Choque cardiogênico.
B
Presença de pectus scavatum severo.
C
Presença de pneumonectomia esquerda prévia.
D
Presença de arritmias de origem isquêmica.
E
Pequeno diâmetro das artérias coronárias.
RN com peso de nascimento de 2.200g, apgar de 7 e 9, mãe não fez pré-natal. Nas sorologias colhidas do RN, logo após o nascimento, observou-se o VDRL positivo (1/64), e o anti-HIV negativo. Qual seria a melhor conduta a esse RN?
Paciente feminina, com 35 anos, portadora de obesidade mórbida, com índice de massa corpórea (IMC) = 40 kg/m2 registrado por um período de dois anos, apresentou insucesso nos tratamentos conservadores realizados continuamente, por três anos. Apresentou também hipertensão arterial. Deverá ser submetida à operação disabsortiva. Relatou dúvidas em relação às diferenças entre as diversas técnicas disabsortivas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta.
Paciente com 60 anos, fumante ativo, apresenta tosse e expectoração hemóptica. Procurou assistência médica. A radiografia de tórax em PA (póstero-anterior) e perfil revelou opacidade hilar, gerando suspeita de câncer pulmonar. A realização de tomografia computadorizada (TC) de tórax e abdome superior poderá fornecer, exceto:
Escolar de seis anos com história de náusea ocasionalmente acompanhada de dor abdominal, seguida de cefaleia bitemporal, de caráter pulsátil, episódica, associada à fotofobia e fonofobia, com exame neurológico normal. A primeira hipótese diagnóstica é:
Compartilhar