Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser realizada com ou sem auxílio de circulação extracorpórea (CEC). Assinale a alternativa cuja situação NÃO representa uma contraindicação absoluta para a cirurgia sem CEC.

A
Choque cardiogênico.
B
Presença de pectus scavatum severo.
C
Presença de pneumonectomia esquerda prévia.
D
Presença de arritmias de origem isquêmica.
E
Pequeno diâmetro das artérias coronárias.
Paciente, 28 anos, sexo feminino, obesa, é admitida na UPA com quadro de dor abdominal em cólica localizada em hipocôndrio direito há 24 horas. Refere náusea, vômito e febre de 38 graus. Ao exame físico, paciente encontra-se com dor, taquicárdica, hipocorada, levemente ictérica, hidratada, com dor à palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito. Durante a palpação profunda do quadrante superior direito do abdome, nota-se que a paciente suspende a inspiração. No exame laboratorial colhido, apresentava leucocitose leve de 14.000 células/mm3 e elevação discreta da bilirrubina 6mg/dL. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Recém-nascido de parto vaginal, período expulsivo prolongado, apresenta Apgar de 6 e 9, peso de 3.850g, comprimento de 50 cm, PC de 41 cm, PT de 34 cm. Tem boa evolução, e a única alteração observada no exame físico completo com 12 horas de vida é uma grande bossa serossanguínea. A conduta a ser tomada para este recém-nascido é:
Assinale a cardiopatia congênita acianótica mais frequente.
Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:
Compartilhar