Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A cirurgia endócrina vídeo-assistida, defendida por Paolo Miccoli, tem sua indicação mais precisa em casos de:

A
hiperparatireoidismo secundário.
B
carcinoma papílifero de tireoide.
C
doença de Basedow Graves.
D
adenoma de paratireoide.
Paciente do sexo feminino, 70 anos, submetida à colecistectomia por colecistite aguda e evoluindo com fístula biliar de alto débito no terceiro dia de pós-operatório. Suspeita-se de deiscência do coto cístico. Nesse caso, qual a melhor conduta a ser tomada?
Uma menina de 11 meses é internada numa unidade pediátrica com história de diarreia que teve início há três dias, com várias evacuações líquidas e volumosas por dia e com sinais de desidratação grave. A mãe relata febre baixa há um dia. Mas nega vômitos. Após a reposição volêmica inicial são colhidos os seguintes exames: Na = 129 mEq/L; K = 3,5 mEq/L; Ca = 9,4 mg% e Na fecal de 120 mEq/L. Com base nos dados acima, trata-se de diarreia, provavelmente:
Em relação ao câncer gástrico, é correto afirmar que:
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar