A classificação de Hinchey tem grande importância no estabelecimento do grau de evolução da diverticulite de colo, uma vez que tem correlação direta com a conduta a ser tomada. Assinale a alternativa incorreta.
A
No Hinchey I pode-se realizar apenas tratamento clínico, que tem como principal suporte o uso de antimicrobianos como Metronidazol e Aminoglicosídeo.
B
No Hinchey IV a mortalidade é maior que 90%.
C
O abscesso pélvico (Hinchey II) é preferencialmente tratado por antimicrobiano e drenagem por punção percutânea guiada por exame de imagem.
D
A retosigmoidectomia com fechamento do coto retal e colostomia proximal é a melhor conduta no Hinchey IV e pode também ser empregada na peritonite purulenta (Hinchey III).
E
A microperfuração que leva à peridiverticulite deve ser tratada por ressecção, podendo-se então realizar anastomose primária com ou sem estoma de proteção, ou conduta mais conservadora como a cirurgia de Hartmann.
Outras questões
Os tumores benignos hepáticos cada vez são mais diagnosticados. Assinale a afirmativa correta:
Vem para ser atendida na Unidade de Saúde a Sra. Monalisa de 43 anos, casada, cabeleireira do bairro. Queixa-se de batedeira no peito há dois dias. Apresenta freqüência cardíaca de 120 bpm, PA = 140x100 mm Hg, ausculta cardíaca: ritmo regular, dois tempos, sem sopro e sem desdobramentos. Queixa-se de poliúria no período dos sintomas e insônia nos últimos dois meses. Relata que é o quarto episódio no ano e que acontece quando tem problemas para resolver no trabalho. O diagnóstico mais provável é:
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma doença sistêmica que se desenvolve nas artérias periféricas ao longo de décadas. Piora com o avançar da idade e promove limitação funcional. Está associada a alto risco de morbimortalidade cardiovascular. Ocorre mais frequentemente nos membros inferiores, e sua principal causa é a aterosclerose. A prevalência da doença, baseada em testes objetivos de vários estudos epidemiológicos, varia entre 3% a 10%, aumentando para 15% a 20% em pessoas acima de 70 anos. Qual o fator de risco está mais relacionado a esta afecção?
Adolescente apresenta desvio lateral da coluna em relação ao plano frontal, acompanhado de rotação dos corpos vertebrais. Sobre essa condição, é correto afirmar que: