Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A classificação de Hinchey tem grande importância no estabelecimento do grau de evolução da diverticulite de colo, uma vez que tem correlação direta com a conduta a ser tomada. Assinale a alternativa incorreta.

A
No Hinchey I pode-se realizar apenas tratamento clínico, que tem como principal suporte o uso de antimicrobianos como Metronidazol e Aminoglicosídeo.
B
No Hinchey IV a mortalidade é maior que 90%.
C
O abscesso pélvico (Hinchey II) é preferencialmente tratado por antimicrobiano e drenagem por punção percutânea guiada por exame de imagem.
D
A retosigmoidectomia com fechamento do coto retal e colostomia proximal é a melhor conduta no Hinchey IV e pode também ser empregada na peritonite purulenta (Hinchey III).
E
A microperfuração que leva à peridiverticulite deve ser tratada por ressecção, podendo-se então realizar anastomose primária com ou sem estoma de proteção, ou conduta mais conservadora como a cirurgia de Hartmann.
Paciente de 68 anos de idade procurou atendimento por claudicação intermitente com marcha útil de 200 metros. História de hipertensão, diabetes e dislipidemia em uso de atenolol 50mg ao dia, metformina 850mg a cada 12 horas e rosuvastatina 10mg. Apresenta redução de pulsos distais e índice tornozelo: braquial 0.68. Qual das medidas abaixo não é indicada no manejo inicial do caso?
O uso de medicamentos durante a lactação é uma pratica muito frequente. O pediatra é frequentemente consultado sobre a segurança do uso de medicamentos durante a gestação. Dos listados abaixo, o que é contraindicação formal durante a amamentação é:
Um menino de 5 meses, eutrófico, recebendo aleitamento materno com exclusividade, é trazido à unidade básica de saúde por dores abdominais intensas, progressivas e intercaladas com períodos de acalmia. Ao exame físico, está afebril, hidratado, pálido, com distensão abdominal, ruídos hidroaéreos aumentados difusamente e sem visceromegalias. Suas fezes são acompanhadas de muco e raios de sangue. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é:
Em relação ao diagnóstico do vírus influenza, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar