Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A classificação de Hinchey tem grande importância no estabelecimento do grau de evolução da diverticulite de colo, uma vez que tem correlação direta com a conduta a ser tomada. Assinale a alternativa incorreta.

A
No Hinchey I pode-se realizar apenas tratamento clínico, que tem como principal suporte o uso de antimicrobianos como Metronidazol e Aminoglicosídeo.
B
No Hinchey IV a mortalidade é maior que 90%.
C
O abscesso pélvico (Hinchey II) é preferencialmente tratado por antimicrobiano e drenagem por punção percutânea guiada por exame de imagem.
D
A retosigmoidectomia com fechamento do coto retal e colostomia proximal é a melhor conduta no Hinchey IV e pode também ser empregada na peritonite purulenta (Hinchey III).
E
A microperfuração que leva à peridiverticulite deve ser tratada por ressecção, podendo-se então realizar anastomose primária com ou sem estoma de proteção, ou conduta mais conservadora como a cirurgia de Hartmann.
A herpangina, afecção de ocorrência comum na infância, tem, como agente etiológico, nas formas epidêmicas, o vírus:
Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
Considere as afirmativas abaixo sobre a investigação radiológica na suspeita de rinossinusite. Assinale aquela que demonstra o baixo valor preditivo positivo e negativo do exame para o diagnóstico.
Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Vitalidade fetal.
Compartilhar