Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A classificação de Hinchey tem grande importância no estabelecimento do grau de evolução da diverticulite de colo, uma vez que tem correlação direta com a conduta a ser tomada. Assinale a alternativa incorreta.

A
No Hinchey I pode-se realizar apenas tratamento clínico, que tem como principal suporte o uso de antimicrobianos como Metronidazol e Aminoglicosídeo.
B
No Hinchey IV a mortalidade é maior que 90%.
C
O abscesso pélvico (Hinchey II) é preferencialmente tratado por antimicrobiano e drenagem por punção percutânea guiada por exame de imagem.
D
A retosigmoidectomia com fechamento do coto retal e colostomia proximal é a melhor conduta no Hinchey IV e pode também ser empregada na peritonite purulenta (Hinchey III).
E
A microperfuração que leva à peridiverticulite deve ser tratada por ressecção, podendo-se então realizar anastomose primária com ou sem estoma de proteção, ou conduta mais conservadora como a cirurgia de Hartmann.
Quanto ao tratamento da asma, é CORRETO afirmar:
No Brasil, a prevalência da sífilis congênita é de 1 caso para cada 1.000 nascidos vivos, taxa elevada segundo a OMS. Na ausência de pré-natal efetivo, a possibilidade de ocorrerem parto prematuro, morte neonatal e infecção assintomática ou mesmo sintomática é muito grande. Com base nestes dados, considere as assertivas abaixo.I - Sorologia continua sendo o método preferencial para o diagnóstico.II - O tratamento da gestante até a 30ª semana de gestação previne o desenvolvimento de sífilis congênita.III - Títulos persistentes de VDRL após 12 meses de vida sugerem necessidade de reavaliação do paciente. Quais são corretas?
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, com história clínica evidenciando episódios de dor em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos, associados à icterícia e colúria, desde a infância. Após a avaliação inicial, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou colelitíase com dilatação de colédoco. Realizou colangiorressonância que mostrou litíase vesicular, dilatação fusiforme de colédoco (+/- 8 cm de maior diâmetro), entretanto sem coledocolitíase e sem dilatação das vias biliares intra-hepáticas. Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à ventilação com pressão de suporte (PSV), assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar