Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

A colangite esclerosante primária é caracterizada por inflamação difusa do trato biliar. Esta patologia está frequentemente associada com:

A
hepatite C.
B
carcinoma hepatocelular.
C
retocolite ulcerativa.
D
carcinoma das vias biliares.
Nos pacientes HIV positivos, os principais agentes causais das miocardites são:
Carolina, 75 anos, obesa, mora em casa geriátrica. É trazida à Emergência por sua filha com diarreia e letargia. Estava bem até quatro dias quando iniciou diarreia líquida, que não melhorou com loperamida e evoluiu com sangue em 24 horas. Duas senhoras da casa geriátrica apresentaram quadro semelhante. Nega uso de medicamentos. Exame físico: sonolenta, desidratada e somente identifica a filha, hipocorada ( 3+/4), ictérica (+/4), fraqueza nos membros. Abdome depressível e doloroso difusamente, com peristalse aumentada. O exame neurológico não mostra alterações focais. Exames laboratoriais hematócrito 25%; plaquetas 67.000/mm³; glicose 700 mg/dl; ureia 60 mg/dl I, creatinina 3,5 mg/dl I, K+ 4,0 mEq/L, Na 128 mEq/I, bilirrubinas totais 3mg/dl, bilirrubina indireta 2.0 mg/dl. Exame de fezes: sangue e leucócitos. O distúrbio hidroeletrolítico e metabólico deve ser corrigido com:
Um rapaz de 19 anos foi esfaqueado no epigástrio em briga de rua. Após limpeza com soro fisiológico e debridamento do tecido desvitalizado, observou-se que o ferimento era profundo e tinha restos da camisa do paciente. A respeito da profilaxia do tétano neste paciente, é correto afirmar:
Dois pacientes com sequela de trauma raquimedular ocorrido há mais de dois anos se encontram na recepção do Ambulatório de Neuro-urologia e conversam sobre os tratamentos que estão realizando. O primeiro foi vítima de capotamento automobilístico e sofreu lesão medular no nível C2 a C4. Já o segundo, foi vítima de esmagamento e sofreu lesão no nível S2 a S4. Qual o padrão provável de contratilidade da musculatura detrusora esperado no primeiro e no segundo paciente, respectivamente?
Compartilhar