Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A colite isquêmica:

A
Pode ser excluída, se a arteriografia demonstrar a artéria mesentérica superior e inferior patentes e normais.
B
Geralmente acomete todo o cólon e reto.
C
Que ocorre após aneurismectomia da aorta, localiza-se geralmente na área de SUDECK (sigmoide).
D
Não deve ser avaliada por colonoscopia devido ao risco que esta acarreta.
E
Deve ser sempre tratada cirurgicamente, uma vez diagnosticada com certeza, já que sua história natural é a evolução para necrose e perfuração.
Qual das alternativas abaixo não se relaciona à tosse crônica:
Lactente, 2 anos há 4 dias tem apresentado oligúria, palidez cutâneo­ mucosa, petéquias e equimoses. Há 1 semana teve quadro diarréico e fezes com muco e sangue. Exames laboratoriais: Ureia 65 Creatinina 1,5 Sumário de urina: hematúria ++ e proteinúria +. Para complementar o diagnóstico mais provável a esse caso, você deveria solicitar:
Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue o próximo item. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.
Paciente com litíase ureteral à direita apresentou cólica nefrética intensa, febre, leucocitose com desvio à esquerda, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 28 irpm. A urotomografia mostrou um cálculo em terço superior de ureter de 1,1 cm, hidronefrose concomitante e borramento da gordura perirrenal. Podemos afirmar que:
Compartilhar