Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

A complicação infecciosa mais comum em paciente grande queimado (> 30% da superfície corporal) é:

A rizartrose geralmente acompanha a:
Leia o caso clínico abaixo e analise as assertivas que se seguem. Seu Francisco, 48 anos, foi morar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Alegre. Procurou atendimento médico por apresentar quadro de tosse há 3 meses, associado à anorexia, perda de peso, febre vespertina e sudorese noturna. Referia ser alcoolista de longa data. Já havia iniciado tratamento para Tuberculose com Esquema I na USF onde morava, mas havia interrompido tratamento há 20 dias. Após exame clínico completo e realização da Lista de Problemas, o médico, junto à equipe, I. considerou o caso como uma transferência entre Unidades de Saúde da Família, não sendo necessária nova notificação. II. considerou o caso como abandono ao tratamento, associando Etambutol ao Esquema I. III. encaminhou ao CAPS AD para tratamento do alcoolismo. IV. solicitou ao ACS visitas domiciliares quinzenais para a realização de doses supervisionadas. Assinale a alternativa correta:
Paciente de 44 anos, sexo masculino, apresenta dor na região anal há 3 dias, além de tumoração local e febre não aferida. Nega vazamento de secreção purulenta ou sangramento local. Hábito intestinal diário, sem alterações. Ao exame físico, observa-se turnoração na borda anal de aproximadamente 3 cm de diâmetro, endurecida, com aumento de temperatura e hiperemia. O toque retal é doloroso, mas sem outras alterações. A conduta adequada é:
Na urgência, uma fratura da pelve do tipo LIVRO ABERTO, no qual o paciente está hemodinamicamente estável, é correto afirmar:
Compartilhar