Questões na prática

Ortopedia

Analise os conceitos abaixo sobre luxações e imobilização de fraturas e assinale aquele (s) que se apresenta (m) em desacordo com o tratamento ideal? I - O edema é um fenômeno normal após traumatismos e pode levar ao comprometimento da circulação da extremidade se a imobilização for inadequada ou excessivamente compressiva. II - Antes da aplicação de qualquer imobilização, gessada ou não, devem ser avaliadas as condições de pele, os edemas e as manobras a serem efetuadas, pois o tipo de imobilização escolhido, a posição e as moldagens devem ser programadas em função dessas condições. III - Após a imobilização, o paciente e seus familiares precisam ser informados dos riscos e dos cuidados a serem tomados, e, caso apareçam sinais compressivos de dor, cianose, isquemia e alterações da sensibilidade, o paciente deve ser observado em casa e somente retornar ao hospital caso esses sintomas permanecerem por, no mínimo, seis horas. IV - A luxação de cotovelo é uma lesão que ocorre com mais freqüência em indivíduos jovens e se apresenta com um diagnóstico fácil através da história clínica e com auxílio do RX. O seu objetivo de tratamento visa uma imobilização primária com tala gessada, seguida de observação por 24 horas, e redução no centro cirúrgico após a diminuição do edema. Referência: COHEN, M.; MATTAR JR, R.; JESUS-GARCIA FILHO, R. e colaboradores - Tratado de Ortopedia, Editora Roca, 2007.

A
Os conceitos I, II, III e IV
B
Os conceitos I e IV
C
Os conceitos II e III
D
Os conceitos III e IV
E
Os conceitos I e II
O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:
Leia o caso clínico abaixo e analise as assertivas que se seguem. Seu Francisco, 48 anos, foi morar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Alegre. Procurou atendimento médico por apresentar quadro de tosse há 3 meses, associado à anorexia, perda de peso, febre vespertina e sudorese noturna. Referia ser alcoolista de longa data. Já havia iniciado tratamento para Tuberculose com Esquema I na USF onde morava, mas havia interrompido tratamento há 20 dias. Após exame clínico completo e realização da Lista de Problemas, o médico, junto à equipe, I. considerou o caso como uma transferência entre Unidades de Saúde da Família, não sendo necessária nova notificação. II. considerou o caso como abandono ao tratamento, associando Etambutol ao Esquema I. III. encaminhou ao CAPS AD para tratamento do alcoolismo. IV. solicitou ao ACS visitas domiciliares quinzenais para a realização de doses supervisionadas. Assinale a alternativa correta:
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?
Compartilhar