Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A condição da vesícula biliar geralmente assintomática, caracterizada por ter diagnóstico radiológico, com indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna, é:

A
Lama biliar.
B
Colesterolose.
C
Vesícula em porcelana.
D
Pólipo de vesícula biliar.
E
Hidropsia da vesícula biliar.
Homem de 60 anos é avaliado durante plantão. Está internado há 4 dias para tratamento de neutropenia febril e há 36 horas não apresenta diurese. Exame físico evidenciou mucosas algo ressecadas e taquicardia leve (110 bpm). Sondagem vesical extraiu mínima quantidade de urina (< 10 ml). Além de outras condutas, é solicitada a correção da dose do antibiótico em uso para a função renal. O paciente pesa 60 kg, tem 1,60 m de altura. Exame da urgência mostra creatinina = 2,5 mg/dl. Com base nos dados expostos, assinale o item que contenha o clearance de creatinina deste paciente.
Assinale abaixo a propriedade específica do músculo cardíaco que o diferencia do músculo esquelético:
Com relação à Hiperplasia Prostática Benigna, assinale a alternativa CORRETA:
Durante consulta regular de acompanhamento em uma unidade básica de saúde a ilha de uma paciente de 78 anos, analfabeta, queixa-se de que sua mãe vem apresentando problemas de memória, com início há três meses. A ilha nega febre, alterações do ciclo sono-vigília, incontinência urinária ou viagens recentes. A paciente informa que é portadora de hipertensão arterial e diabetes melitus tipo 2 não insulino-dependente, fazendo uso de captopril e metformina em doses e intervalos adequados, conforme controles de níveis de pressão arterial e laboratoriais recentes. Nega história familial conhecida de distúrbios neurológicos ou demenciais. Nega tremor ou outros sintomas sugestivos de parkinsonismo, nega traumas ou quedas recentes. Dentre as condutas abaixo, qual deinitivamente NÃO deveria ser um dos passos diagnósticos frente à queixa de memória da paciente ?
Compartilhar