Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A conduta em uma paciente de 50 anos, sem alteração palpatória e sem biópsia prévia, com alteração mamográfica com area espiculada do tipo cicatriz radial de 1,5 cm, classificada como categoria BIRADS IV (suspeita de malignidade), é:

A
punção aspirativa com agulha fina orientada por estereotaxia.
B
biópsia percutânia com agulha grossa orientada por estereotaxia.
C
biópsia percutânia por mamotomia orientada por estereotaxia.
D
biópsia excisional precedida por agulhamento.
E
biópsia aspirativa com agulha grossa orientada por esterotaxia.
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que aponte respectivamente: data provável do parto e idadegestacional na ocasião da consulta.
Sobre amebíase intestinal, podemos afirmar que :
Criança com 3 anos, previamente hígida, com início insidioso de edema generalizado, hipoatividade e diminuição do apetite. Urina mais escura e diminuída nos últimos dias. Mãe refere que ela está com 3kg acima do peso habitual. PA: 90/60mmHg. Exame inicial: Urina I com DU 1020, pH 6, corpos cetônicos +, proteínas +++, leucócitos 5.000, hemácias 40.000, cilindros hialinos. Sua principal HD é:
Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:
Compartilhar