Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

A confirmação diagnóstica da gota é feita quando há:

A
hiperuricemia.
B
lesões em sacabocados justarticular.
C
neutrofilia com linfopenia no líquido sinovial.
D
cristais de birrefringência negativa forte intraleucocitários no líquido sinovial.
O que é doença de HARTNUP?
Pré-escolar de 1 ano e oito meses, 9400 g, apresenta diarreia há 2 meses com perda de 1600 g, tendo sido amamentado exclusivamente ao seio até o 5º mês de vida. As fezes são líquidas, 3 a 4 episódios por dia, a criança se alimenta normalmente, tem moderada distensão abdominal, e é nítida a diminuição da massa muscular. Endoscopia com biópsia jejunal demonstrou padrão de atrofia vilositária e hipertrofia de criptas. A medida mais adequada para o esclarecimento diagnóstico do quadro histopatológico referido é:
Associe as faixas etárias (coluna da esquerda) aos patógenos responsáveis por conjuntivite bacteriana de maior prevalência na infância (coluna da direita). 1 - Neonato; 2 - Pré-escolar; 3 - Escolar; 4 - Adolescente; 5 - Todas as faixas etárias acima. ( ) Moraxella catarrhalis; ( ) Neisseria gonorrhoeae; ( ) Streptococcus pneumoniae. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Na doença celíaca, o padrão ouro para seu diagnóstico é a biópsia intestinal que demonstra atrofia vilositária da mucosa jejuno-ileal, limitando a absorção de nutrientes. Na orientação nutricional específica, preconiza-se:
Compartilhar