Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Neurologia

A constipação intestinal é um sintoma frequente na faixa etária pediátrica. Sobre ela, é incorreto afirmar:

A
A informação sobre eliminação do primeiro mecônio, além da ausência de incontinência fecal crônica, é importante na suspeita de doença de Hirschsprung.
B
O enema opaco não é útil para avaliar dilatação de segmentos colônicos secundária à retenção fecal contínua, portanto, não deve fazer parte da investigação de constipação crônica na pediatria.
C
Na doença de Hirschsprung, é útil a manometria anorretal que evidencia a ausência de reflexo inibitório retoanal.
D
A desimpactação fecal deve ser realizada antes de se iniciar a terapia de manutenção, pois a remoção das fezes retidas suprime ou reduz as possíveis alterações secundarias à retenção fecal.
E
O uso de laxantes lubrificantes, como o óleo mineral, não deve ser usado em crianças menores de 1 ano e naquelas que têm risco de aspiração, como os neuropatas.
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o Paraná tem uma estimativa de 61200 novos casos de câncer de próstata no ano de 2016. Sobre esta neoplasia, marque a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, pardo, chegou ao Pronto-socorro com quadro de ereção dolorosa há 10 horas, não relacionada a intercurso sexual. Nega história de trauma ou uso de medicações. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica e a PROVÁVEL etiologia associada ao quadro, considerando a idade do paciente?
Jovem, 19a, recebeu diagnóstico de seminoma de testículo com metástases ganglionares regionais. Tratamento cirúrgico inicial da doença uro-oncológica foi orquiectomia e esvaziamento ganglionar. Naquele momento, a tomografia computadorizada de tórax era normal. Após início da quimioterapia, apresentou pneumotórax, à esquerda. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar