Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Neurologia

A constipação intestinal é um sintoma frequente na faixa etária pediátrica. Sobre ela, é incorreto afirmar:

A
A informação sobre eliminação do primeiro mecônio, além da ausência de incontinência fecal crônica, é importante na suspeita de doença de Hirschsprung.
B
O enema opaco não é útil para avaliar dilatação de segmentos colônicos secundária à retenção fecal contínua, portanto, não deve fazer parte da investigação de constipação crônica na pediatria.
C
Na doença de Hirschsprung, é útil a manometria anorretal que evidencia a ausência de reflexo inibitório retoanal.
D
A desimpactação fecal deve ser realizada antes de se iniciar a terapia de manutenção, pois a remoção das fezes retidas suprime ou reduz as possíveis alterações secundarias à retenção fecal.
E
O uso de laxantes lubrificantes, como o óleo mineral, não deve ser usado em crianças menores de 1 ano e naquelas que têm risco de aspiração, como os neuropatas.
Sobre a trombose venosa cerebral (TVC), é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
Sobre a cefaleia da hemorragia subaracnoideia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É diferenciada das demais devido a faixa etária dos pacientes. ( ) Precisa de punção lombar para diagnóstico. ( ) Deve ser lembrada nos casos graves de comprometimento da consciência. ( ) Se acompanhada de crise álgica importante, determina pior prognóstico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente de 45 anos, masculino, branco, apresenta lesão plana, pigmentada, assimétrica, bordas irregulares, medindo 1,2 x 0,8 mm, localizada no dorso. Em relação a esse caso, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Indivíduos mais suscetíveis para desenvolver melanoma são aqueles com pele clara, cabelos ruivos ou loiros, olhos azuis e que queimam facilmente. ( ) No melanoma de disseminação superficial, lentigo maligno melanoma e melanoma lentiginoso acral, a lesão tem um período de crescimento superficial, durante o qual aumenta de tamanho, mas não penetra na profundidade. () O dorso é o local mais comum do melanoma na mulher. No homem, a perna é um local frequente. ( ) O tempo de recorrência do melanoma é diretamente proporcional à espessura do tumor (Breslow). ( ) As seguintes margens cirúrgicas são recomendadas no tratamento do melanoma primário: in situ: 0,5 cm; invasivo até 1 mm de espessura: 1,0 cm; espessura de 1 a 4 mm: 2,0 cm; e acima de 4 mm: 2,5 a 3,0 cm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar