Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Neurologia

A constipação intestinal é um sintoma frequente na faixa etária pediátrica. Sobre ela, é incorreto afirmar:

A
A informação sobre eliminação do primeiro mecônio, além da ausência de incontinência fecal crônica, é importante na suspeita de doença de Hirschsprung.
B
O enema opaco não é útil para avaliar dilatação de segmentos colônicos secundária à retenção fecal contínua, portanto, não deve fazer parte da investigação de constipação crônica na pediatria.
C
Na doença de Hirschsprung, é útil a manometria anorretal que evidencia a ausência de reflexo inibitório retoanal.
D
A desimpactação fecal deve ser realizada antes de se iniciar a terapia de manutenção, pois a remoção das fezes retidas suprime ou reduz as possíveis alterações secundarias à retenção fecal.
E
O uso de laxantes lubrificantes, como o óleo mineral, não deve ser usado em crianças menores de 1 ano e naquelas que têm risco de aspiração, como os neuropatas.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
O procedimento mais efetivo na reanimação neonatal é:
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar