Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A contração cicatricial é um fenômeno melhor observado na:

A
cicatrização por segunda intenção
B
cicatrização primária
C
cicatrização por terceira intenção
D
área doadora de enxertos cutâneos
E
queimaduras do terceiro grau
Com relação à hipercalcemia, julgue os itens a seguir. I- Pode ser causada por hipoparatireodismo. II- Associa-se ao desenvolvimento de diabete insípido nefrogênico. III- Em pacientes com essa anormalidade, e possível observar encurtamento do intervalo QT no eletrocardiograma. IV- O espasmo laríngeo e o sinal de Trousseau são manifestações clínicas associadas a esse distúrbio. V- O uso de beta-2 agonistas por via inalatória é útil no tratamento agudo dessa alteração eletrolítica, até que a causa primária seja controlada. Estão certas apenas os itens:
Um paciente de 35 anos de idade apresenta queixa de tonturas e dor precordial relacionada aos grandes esforços. Não fuma, não tem dislipidemia ou diabetes. Seu primo teve morte súbita durante partida de futebol. Ao exame clínico encontra-se normotenso, com coração rítmico e sopro sistólico ejetivo em bordo esternal esquerdo irradiado para foco aórtico, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda. A radiografia de tórax demonstrou área cardíaca nos limites normais. Qual das afirmativas abaixo está correta:
A febre nos períodos pós-operatórios nem sempre está associada à infecção e nem toda infecção pós-cirúrgica está associada à febre. A compreensão do mecanismo da febre neste período é importante para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas. Qual das seguintes alternativas está ERRADA?
O aumento de alfa-fetoproteína no sangue está associado a:
Compartilhar