Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A contração de detrusor é inibida por drogas:

A
Anticolinérgicas.
B
Colinérgicas muscarínicas.
C
Colinérgicas nicotínicas.
D
Alfa adrenérgicas.
E
Alfa bloqueadoras.
Uma paciente do sexo feminino, 30 anos, notou a presença de nódulo no QSE da mama esquerda durante autoexame. Mamografia mostrou nódulo bem delimitado de 2, 0 cm de diâmetro, sem microcalcificações. Foi realizada punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para citopatologia oncótica, que demonstrou numerosos blocos grandes de células ductais, monomórficas, aspecto de “letras chinesas”, sem atipias, boa coesão celular e presença de células bipolares. Para o caso, qual a hipótese diagnóstica?
Paciente de dois anos e sete meses vem ao atendimento de emergência com quadro de tosse e febre (até 39, 7 °C) há seis dias. A cobertura vacinal prevista pelo Programa Nacional de Imunizações está completa. O RX de tórax evidenciou condensação homogênea em base de pulmão D, sem sinais de derrame pleural. Nesse caso:
Adolescente de 15 anos procura a pediatra que a acompanha desde o nascimento, pedindo-lhe orientação para a anticoncepção. Não quer que seus pais saibam em hipótese alguma. Nesse caso a conduta indicada é:
Em crianças com febre reumática, qual o critério de Jones (maior) mais prevalente?
Compartilhar