Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Cardiologia

A decisão sobre a realização de um exame diagnóstico está diretamente ligada às hipóteses diagnósticas para um determinado paciente: sintomas, sinais e fatores de risco específicos aumentam ou diminuem a probabilidade de identificar uma doença ou agravo. Dessa maneira, pode-se afirmar que:

A
um exame de check-up em um homem de 35 anos, assintomático e sem fator de risco para doença cardíaca com um infradesnivelamento de ST de 1mm, deve ser seguido de investigação invasiva.
B
um exame de esforço negativo em um homem de 65 anos, tabagista com angina, exclui a hipótese de doença coronariana.
C
um paciente de 60 anos, com dor torácica atípica e desvio de 2,5mm no ECG de esforço, é altamente preditivo para doença coronariana.
D
o teste de esforço tem valor preditivo menor, se for realizado em uma mulher tabagista e hipertensa, em comparação a uma mulher da mesma idade, sem fator de risco para doença coronariana.
E
um paciente de 60 anos, com dor torácica atípica e desvio de 2,5 mm no ECG de esforço, não é altamente preditivo para doença coronariana.
Recém-nascido com 14 dias de vida apresenta secreção ocular unilateral não purulenta, de início há sete dias. Parto vaginal, a termo, mãe realizou duas consultas no pré-natal e vinha apresentando disúria e secreção vaginal mucoide durante o último mês. Qual a hipótese diagnóstica mais provável da etiologia desta conjuntivite?
Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?
Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A principal hipótese diagnóstica é:
Marque a alternativa FALSA em relação ao Lúpus Eritematoso Sistêmico:
Compartilhar