Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Cardiologia

A decisão sobre a realização de um exame diagnóstico está diretamente ligada às hipóteses diagnósticas para um determinado paciente: sintomas, sinais e fatores de risco específicos aumentam ou diminuem a probabilidade de identificar uma doença ou agravo. Dessa maneira, pode-se afirmar que:

A
um exame de check-up em um homem de 35 anos, assintomático e sem fator de risco para doença cardíaca com um infradesnivelamento de ST de 1mm, deve ser seguido de investigação invasiva.
B
um exame de esforço negativo em um homem de 65 anos, tabagista com angina, exclui a hipótese de doença coronariana.
C
um paciente de 60 anos, com dor torácica atípica e desvio de 2,5mm no ECG de esforço, é altamente preditivo para doença coronariana.
D
o teste de esforço tem valor preditivo menor, se for realizado em uma mulher tabagista e hipertensa, em comparação a uma mulher da mesma idade, sem fator de risco para doença coronariana.
E
um paciente de 60 anos, com dor torácica atípica e desvio de 2,5 mm no ECG de esforço, não é altamente preditivo para doença coronariana.
Menino de 2 anos, com história de febre há 3 dias, acompanhada de coriza amarelada. Há dois dias irritabilidade e há um dia com T = 39ºC e recusa-se a deambular (chora). Ao exame físico, apresenta dor às manobras de movimentação de quadril esquerdo. Qual o diagnóstico mais provável?
Há indicação de tratamento com penicilina cristalina no recém-nascido com diagnóstico de sífilis congênita que apresentar:
Uma mulher de 78 anos de idade apresenta lesão numular de 1,5 cm em grande lábio direito. Submeteu-se à biópsia incisional ambulatorial que revelou carcinoma espinocelular com invasão estromal de 0,5 mm. A conduta recomendada é
Homem de 35 anos de idade trabalha sem registro em carteira em uma fábrica de confecção. Há um mês apresenta tosse, febre e emagrecimento. Procurou o pronto-socorro da região onde foi diagnosticada tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva. A conduta do médico do pronto-socorro deve ser:
Compartilhar