Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A definição da posição fetal é comumente determinada por uma das manobras de Leopold, a seguir. Assinale a correta:

A
Primeira
B
Segunda
C
Terceira
D
Quarta
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Uma primípara com fator sanguíneo “O” positivo dá a luz a um bebê tipo “A” positivo, a termo. Seu hematócrito é de 55%. Com 36h de vida, o bebê apresenta-se ictérico e com níveis séricos de bilirrubina de 12 mg/dl. Marque a alternativa que apresenta um achado que confirmaria a hipótese de doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
Uma menina de 10 meses de idade apresenta pobre ganho ponderal, tosse persistente e uma história de pneumonias de repetição (três eventos nos últimos quatro meses). Sua mãe relata que as fezes da menina são muito grandes e com odor muito fétido. Considerando a melhor hipótese diagnóstica, o procedimento propedêutico mais apropriado é:
Uma menina de 18 meses, previamente saudável, apresenta-se com obstrução nasal unilateral direita com secreção purulenta e fétida daquela narina. O exame geral da criança é normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar