Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

A degeneração maligna de cicatrizes antigas é comumente denominada de úlcera de Marjolin. O tumor é do tipo:

A
carcinoma espinocelular.
B
sarcoma.
C
fibromatose.
D
epitelioma basocelular.
A herpangina, afecção de ocorrência comum na infância, tem, como agente etiológico, nas formas epidêmicas, o vírus:
Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.
Menina de 8 meses é levada pela mãe ao posto médico do bairro onde reside, por estar apresentando coriza leve há 2 dias. A mãe nega hipertermia. Examinando o registro de imunizações da paciente, constatou-se que não foram efetuadas a terceira dose da vacina tetravalente e a segunda dose da vacina contra Rotavírus. Qual deve ser a atitude do médico em função desse achado?
Lactente de 7 semanas de vida, filho de mãe HIV+, sem intercorrências pós-natais, eutrófico e mamando fórmula láctea modificada para o primeiro semestre de vida, deve estar em uso, no momento, de:
Compartilhar