Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

A denominação de hepatite fulminante é dada à insuficiência hepática aguda grave caracterizada pelo aparecimento de encefalopatia hepática, na ausência de comprometimento prévio conhecido de função hepática. Sobre hepatite fulminante, assinale a alternativa incorreta:

A
A mortalidade é decorrente principalmente de hipertensão intracraniana secundária ao edema cerebral.
B
A encefalopatia de grau III e IV é indicação de transplante hepático.
C
A hepatite fulminante por uso de paracetamol (>4 g) pode ser tratada com N-acetilcisteína via oral ou endovenosa.
D
A descompressão portal é contraindicada quando a etiologia da hepatite fulminante é a síndrome de Budd-Chiari.
E
O diagnóstico de hepatite fulminante determina “prioridade zero” para o transplante hepático; ou seja, o paciente se torna o primeiro da lista de receptores.
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Um recém-nascido apresenta nos primeiros dias de vida um quadro clínico de vômitos repetidos não biliosos. Ao exame físico, palpa-se uma oliva no abdome superior direito. O diagnóstico provável é:
Um paciente é levado à emergência após colisão frontal com outro veículo. O paciente não responde, nem mesmo a estímulo doloroso, e está apneico; contudo, ele tem pulso. Qual achado clínico excluiria diagnóstico de morte cerebral?
Compartilhar