Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A desnutrição infantil:

A
geralmente é primária e acomete menores de 5 anos de idade.
B
é dividida em graus I, II, III e IV conforme a gravidade; no grau IV estão o marasmo e o Kwashiorkor.
C
no marasmo, ocorre baixa ingesta de proteínas isoladamente e de forma crônica.
D
no Kwashiorkor ocorre fácies senil, ausência de edema, alopecia regional e alteração na cor dos cabelos.
E
deve ser tratada sempre em ambiente hospitalar, independente do grau, para garantir uma recuperação mais rápida.
Um paciente de 50 anos é submetido a uma laparotomia mediana infraumbilical para a realização de uma prostatectomia radical. Não havia infecção preexistente. No primeiro dia pós-operatório, o paciente evolui para um quadro séptico, com febre elevada. No exame físico a ferida operatória apresenta-se dolorosa, abaulada, avermelhada, com pontos de necrose e crepitação subcutânea. O agente etiológico provável, neste caso é:
Sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), analise as alternativas abaixo:
Um conjunto de alterações físicas sugere o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte dessas alterações:
Laura, 25 anos, chegou ao Pronto-Socorro, com a seguinte queixa: "acho que vou morrer". Afirmava que, nos últimos dois meses, apresenta súbitos episódios de medo e desconforto intenso com palpitações, tremores, dificuldades para respirar, sensação de sufocação, tontura, sensação de que vai morrer ou enlouquecer. Os episódios duram cerca de 20 minutos embora a paciente julgue que durem mais. Nega uso de drogas e abuso do álcool. Os resultados de exames físicos e laboratoriais estavam normais. O diagnóstico deste caso é de:
Compartilhar