Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A desnutrição infantil:

A
geralmente é primária e acomete menores de 5 anos de idade.
B
é dividida em graus I, II, III e IV conforme a gravidade; no grau IV estão o marasmo e o Kwashiorkor.
C
no marasmo, ocorre baixa ingesta de proteínas isoladamente e de forma crônica.
D
no Kwashiorkor ocorre fácies senil, ausência de edema, alopecia regional e alteração na cor dos cabelos.
E
deve ser tratada sempre em ambiente hospitalar, independente do grau, para garantir uma recuperação mais rápida.
Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal na retocolite ulcerativa inespecífica.
Um menino de 7 anos é atendimento no pronto-socorro com quadro de tosse e febre há 2 dias. Há 1 dia está cansado e vomitando após tosse. A radiografia de tórax revela opacificação do lobo inferior direito e linha de derrame pleural. Este quadro sugere:
Um recém-nascido do sexo feminino, com peso de nascimento de 3.100 g manifesta, com 12 horas de vida, icterícia em face e tronco até a região mamilar e a medida da bilirrubina transcutânea revela valor de 7,2 mg/dL. Está corado, sem outras alterações ao exame físico. A classificação da icterícia pelos critérios de Kramer, a principal hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica inicial são, respectivamente,
Escolar de oito anos apresentou amigdalite pultácea há cinco dias, em tratamento com amoxicilina. Refere aparecimento de artrite de grandes e pequenas articulações, não migratória. Refere dor à mobilização de coluna cervical. Fez uso de anti-inflamatório não hormonal, sem melhora significativa. O diagnóstico mais provável e a conduta nesta criança são, respectivamente:
Compartilhar