Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A determinação do hiato iônico (anion gap) ajuda a classificar as acidoses metabólicas. Dentre as acidoses metabólicas relacionadas abaixo, qual não possui anion gap elevado?

A
Acidose tubular renal.
B
Intoxicação por metanol.
C
Cetoacidose diabética.
D
Acidose láctica.
E
Intoxicação por salicilato.
O organismo materno sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, com o objetivo de redefinir um novo equilíbrio adaptativo para a presença do feto em desenvolvimento.Constituem modificações gravídicas gerais do organismo materno, observa-se:
Homem, 28 anos, história de febre vespertina, esplenomegalia, derrame pleural no lado esquerdo, artrite de cotovelo esquerdo e punho direito, com início há 45 dias. Exames apontam leucocitose de 25.000; V.H.S. = 75 mm. Látex e FAN (fator antinuclear) negativos. O paciente fez tratamento com ceftriaxona e ciprofloxacina, sem melhora do seu quadro febril. Não apresentou história prévia de diarreia ou infecção urogenital. O melhor diagnóstico desse paciente é:
O retalho que respeita uma proporção entre o comprimento e a largura a fim de evitar a necrose de sua parte mais distal é chamado:
Uma paciente de 44 anos encontra-se com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, associada a náusea e vômitos há 24 horas. Ao exame físico, tem dor à palpação em andar superior do abdome, principalmente à direita, com sinal de Murphy positivo. Nesta situação, o exame com maior sensibilidade para confirmação diagnóstica é:
Compartilhar