Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A determinação do hiato iônico (anion gap) ajuda a classificar as acidoses metabólicas. Dentre as acidoses metabólicas relacionadas abaixo, qual não possui anion gap elevado?

A
Acidose tubular renal.
B
Intoxicação por metanol.
C
Cetoacidose diabética.
D
Acidose láctica.
E
Intoxicação por salicilato.
Homem, 70 anos, residente em uma pensão, foi levado ao médico da unidade básica de saúde. Nos últimos meses ele “cismou” que a sua comida estava envenenada, passando a ingerir apenas alimentos congelados ou enlatados. Negava humor deprimido, alterações do sono e apetite, dificuldades de memória e concentração, bem como alucinações. Cuidava de suas finanças e realizava suas atividades diárias sem dificuldade. Exceto pela grave perda auditiva, os exames físico e neurológico não apresentavam alterações. O mini exame do estado mental foi compatível com a escolaridade. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Sabe-se que o paciente portador de síndrome genética tem uma incidência maior de Cardiopatia congênita. Com base nesta afirmação correlacione as colunas e indique a alternativa correspondente à resposta certa: I. Síndrome de Down. II. Síndrome de Marfan. III. Síndrome de Turner. IV. Síndrome de Noonan. ( ) Aneurisma de Aorta e Prolaspso de valva mitral; ( ) Coarctação de aorta e Comunicação interatrial; ( ) Comunicação interventricular e Defeito do septo atrioventricular; ( ) Estenose pulmonar e estenose de ramos pulmonares
São fatores de risco para suicídio: I. Alcoolismo. II. Gênero masculino. III. Desemprego. IV. Dor crônica. Quais estão corretas?
Homem, 43 anos, alcoolista crônico foi encontrado com rebaixamento do estado de consciência e levado ao Pronto-Socorro pelo Resgate. Ainda na ambulância, recebeu 50 ml de glicose a 50% endovenoso, com melhora do quadro, persistindo alguma confusão. Como se encontrava febril, foi necessário internação para investigação melhor do quadro. No dia seguinte, o paciente agravou o estado de confusão mental, agora com nistagmo multidirecional, paralisia do VI par craniano à esquerda e ataxia cerebelar. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar