Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A determinação do hiato iônico (anion gap) ajuda a classificar as acidoses metabólicas. Dentre as acidoses metabólicas relacionadas abaixo, qual não possui anion gap elevado?

A
Acidose tubular renal.
B
Intoxicação por metanol.
C
Cetoacidose diabética.
D
Acidose láctica.
E
Intoxicação por salicilato.
Paciente de 80 anos, com arterioesclerose generalizada, interna com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), 4 dias após realização de aortografia. Ao exame físico, notava-se livedo reticularis em membros inferiores, dedos dos pés azulados, hipocomplementenemia e eosinofilúria. O diagnóstico mais provável é:
Com relação à pneumonia por hipersensibilidade, assinale a alternativa CORRETA:
Um paciente chega ao PS com queixa de palpitação e tonturas. Seu exame físico evidencia paciente pálido, discretamente torporoso, com PA = 70 X 40 mmHg e congestão pulmonar. No monitor, evidenciou-se taquicardia de QRS alargado com uma morfologia. A conduta de escolha para esse caso é:
Mulher, 38 anos, com retocolite ulcerativa inespecífica há 5 anos, refere piora súbita, caracterizada por febre, diarreia intensa, distensão e timpanismo abdominal. Com a suspeita de megacólon tóxico, o 1º exame a ser solicitado é:
Compartilhar