Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A diarreia aguda permanece como uma importante causa de morte de crianças em todo o mundo. O adequado tratamento da desidratação de crianças é fundamental para evitar essas mortes. Nesse caso:

A
são restrições para iniciar a reidratação com uso de soro de reidratação (SRO - plano B): íleo paralítico e vômitos.
B
são indicações para a reidratação venosa: letargia ou inconsciência, sinal de prega cutânea com retorno muito lento (> 2 segundos).
C
são indicados na reidratação parenteral (fase de expansão): Ringer lactato ou solução fisiológica a 0, 9% em um volume de 100 ml/kg, em 24 horas.
D
são indicações de hidratação venosa: inquietação ou irritabilidade e ingestão de líquidos com avidez (criança sedenta).
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
Criança de 10 anos de idade apresentou falta de ar, chiado no peito, vômitos e eritema generalizado após ingestão de camarão. Exame físico: PA 70 x 30 mmHg, T 36,8°C, pulsos fracos e perfusão diminuída com rash eritematoso difuso. O diagnóstico e tratamento são:
Em relação às neoplasias cutâneas malignas, assinale a alternativa correta.
Homem, 38 anos, queixa-se de poliartralgia generalizada em grandes e pequenas articulações há 6 meses. Exame físico: sem sinais inflamatórios locais nem deformidades ou evidências de acometimento articular. A PRINCIPAL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar