Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A diarreia aguda permanece como uma importante causa de morte de crianças em todo o mundo. O adequado tratamento da desidratação de crianças é fundamental para evitar essas mortes. Nesse caso:

A
são restrições para iniciar a reidratação com uso de soro de reidratação (SRO - plano B): íleo paralítico e vômitos.
B
são indicações para a reidratação venosa: letargia ou inconsciência, sinal de prega cutânea com retorno muito lento (> 2 segundos).
C
são indicados na reidratação parenteral (fase de expansão): Ringer lactato ou solução fisiológica a 0, 9% em um volume de 100 ml/kg, em 24 horas.
D
são indicações de hidratação venosa: inquietação ou irritabilidade e ingestão de líquidos com avidez (criança sedenta).
Paciente no curso da 28ª semana de gestação, com sinais clínicos de trabalho de parto, colo dilatado para 3 cm, feto vivo, bolsa íntegra. Ela é portadora de miastenia gravis. Qual dos fármacos tocolíticos abaixo relacionados é contraindicado?
O médico da Unidade Básica de Saúde atende uma jovem de 18 anos que relata ter sido vítima de abuso sexual na noite anterior. Qual a melhor conduta a ser adotada?
Paciente masculino, 44 anos, obeso, solicita atendimento devido a dor periumbilical há mais de 24 horas, sintomas de obstrução intestinal e febre. Apresenta história de hérnia umbilical. Ao exame físico, constatam-se: Tax=38,5°C; dor; espessamento e eritema próximo à região umbilical. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
Considere um paciente obeso (IMC=32Kg/m²), hipertenso mal controlado, sedentário. Diagnóstico recente de diabetes, com pouca sintomatologia. Com o objetivo de alcançar controle glicêmico, reduzir eventos cardiovasculares e mortalidade, a conduta mais adequada é:
Compartilhar