Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

A diarreia aguda permanece como uma importante causa de morte de crianças em todo o mundo. O adequado tratamento da desidratação de crianças é fundamental para evitar essas mortes. Nesse caso:

A
são restrições para iniciar a reidratação com uso de soro de reidratação (SRO - plano B): íleo paralítico e vômitos.
B
são indicações para a reidratação venosa: letargia ou inconsciência, sinal de prega cutânea com retorno muito lento (> 2 segundos).
C
são indicados na reidratação parenteral (fase de expansão): Ringer lactato ou solução fisiológica a 0, 9% em um volume de 100 ml/kg, em 24 horas.
D
são indicações de hidratação venosa: inquietação ou irritabilidade e ingestão de líquidos com avidez (criança sedenta).
Criança, 3 anos que há 2 dias sofreu traumatismo crânio-encefálico tem os seguintes dados laboratoriais: Sódio sérico 121mEq/L, densidade urinária elevada, sódio urinário alto e baixa osmolaridade. Nesse caso a conduta mais apropriada é:
Criança de 8 anos, soropositiva para HIV, apresenta tosse crônica, baqueteamento digital, gasometria mostrando hipoxemia e infiltrado intersticial na radiografia de tórax. Esta condição é mais compatível com:
Durante uma apendicectomia por apendicite grau III houve contaminação grosseira da pele com secreção purulenta. O cirurgião optou por fechar a incisão nos planos musculares e aponeuróticos, iniciar antibioticoterapia e fazer curativos estéreis diariamente. Após 5 dias, ele realizou a síntese da pele. Qual o nome desse procedimento?
O Calendário Básico de Vacinação preconiza duas doses de reforço para a vacina:
Compartilhar