Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

A dimensão dos compartimentos e a distribuição do líquido corpóreo variam com o desenvolvimento. Com a progressão da idade, desde o período intrauterino até a idade adulta, a água corpórea total (em relação ao peso), o volume de fluido extracelular e o volume de fluido intracelular, respectivamente:

A
diminui; diminui; aumenta.
B
diminui; aumenta; aumenta.
C
diminui; diminui; estabiliza.
D
aumenta; aumenta; diminui.
E
aumenta; aumenta; estabiliza.
No tromboembolismo pulmonar é observada redução na concentração circulante de:
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais:
Um  homem de  60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação,  com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. De acordo com a ASA (American Society of Anesthesiologists), esse paciente é classificado, quanto ao estado físico, como ASA I, pois a doença sistêmica que apresenta é leve e está compensada.
Há contraindicação ao uso dos beta-bloqueadores no caso de:
Compartilhar