A distribuição das lesões de escabiose em lactentes ocorre predominantemente em:
A
Axilas, espaços interdigitais, cintura e região genital.
B
Sulco retroauricular, raiz da coxa, nádegas e calcanhares.
C
Região submamária, cotovelos, joelhos e abdome.
D
Áreas expostas como face, pernas e antebraços.
E
Face, tronco, região palmar e plantar.
Outras questões
Dentre as doenças do sono merece destaque a apneia obstrutiva do sono, por sua frequência, impacto na qualidade de vida e mortalidade associada. Assinale a alternativa verdadeira em relação à doença:
Homem de 60 anos procurou urologista com queixa de dificuldade miccional progressiva, caracterizado por jato urinário enfraquecido, resíduo vesical pós-micção e nictúria de 4 vezes. O exame físico demonstrou próstata aumentada de volume e fibroelástica. A ultrassonografia revelou próstata de 60 gramas e PSA de 2,8 ng/dl. Qual conduta deve ser tomada?
Uma criança de 4 anos apresenta-se com febre baixa prolongada e queixas de fadiga, artralgia, mialgia, emagrecimento e sudorese. Ao exame apresenta petéquias difusas, hemorragia conjuntival e ponta de baço palpável; lesões eritematosas, elevadas, dolorosas e pequenas em polpas dos dedos. Ao exame do tórax apresenta CPP com roncos, bulhas cardíacas levemente taquicárdicas (FC = 148bpm) e sopro diastólico em regurgitação em área mitral. Com base nesses dados, avalie as afirmações a seguir. Trata-se de um caso de doença reumática, pelos achados de febre, artralgia e sopro cardíaco. PORQUE as lesões cutâneas e oculares são fenômenos imunológicos da patologia deste paciente, apesar de incomuns na faixa etária pediátrica. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
O diagnóstico diferencial entre a artrite séptica (tratamento cirúrgico) e a sinovite transitória do quadril (tratamento conservador) não é fácil de ser realizado. Muitas vezes, utiliza-se uma propedêutica armada de exames que demanda maior custo e requer melhor infraestrutura da instituição de saúde. Perante isso, torna-se evidente a necessidade de uma análise multifatorial dos dados clínicos e laboratoriais envolvidos para que se possam racionalizar exames visando a correta abordagem e evitando a indicação de procedimentos desnecessários, como a ressonância magnética, ou mais invasivos, como a artrocentese e a drenagem cirúrgica. Na artrite séptica do quadril, qual das alternativas abaixo NÃO é considerada como um dos preditores diagnósticos descritos por KOCHER?