Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Pediatria Geral

Dermatologia

A distribuição das lesões de escabiose em lactentes ocorre predominantemente em:

A
Axilas, espaços interdigitais, cintura e região genital.
B
Sulco retroauricular, raiz da coxa, nádegas e calcanhares.
C
Região submamária, cotovelos, joelhos e abdome.
D
Áreas expostas como face, pernas e antebraços.
E
Face, tronco, região palmar e plantar.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Já em relação ao exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, marque a alternativa INCORRETA:
Você recebe em seu consultório um lactente de 3 meses, nascido de termo, sem intercorrências na gestação e período neonatal. Ao exame físico apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. Diante desse caso, qual é a conduta MAIS adequada?
Menino, 3 anos de idade, encaminhado da unidade básica de saúde para avaliação de tumor abdominal. A mãe afirma ter notado a presença desta alteração durante o banho na última semana. Refere que seu filho era previamente hígido e sem comorbidades, com exceção de episódios de febre baixa (38C), recorrente nos últimos 15 dias. Ao exame físico, nota-se criança em bom estado geral, eupneica, hidratada, hemodinamicamente normal; abdome com abaulamento em flanco esquerdo, relacionado à tumoração abdominal endurecida, pouco móvel, indolor, localizada a aproximadamente 8 cm do rebordo costal esquerdo. A Radiografia de abdome realizada na origem observa-se presença de imagem volumosa radiopaca, com efeito de massa em flanco esquerdo, deslocando alças intestinais para a direita e ausência de sinais radiológicos sugestivos de obstrução intestinal. Considerando a investigação do tumor abdominal na infância, qual é o primeiro exame de imagem a ser realizado e o diagnóstico mais provável para o caso clínico descrito?
Compartilhar