Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A doença de Chagas, enfermidade de caráter endêmico e com ampla distribuição no território nacional, volta a surpreender as autoridades sanitárias com a recente descoberta de casos agudos da doença. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir: I - A principal forma de transmissão da doença é através da corrente sanguínea, com a inoculação do parasita através da saliva do triatomíneo. II - Uma das apresentações da doença é o edema bipalpebral, conhecido como sinal de Romaña. III - Resulta da infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi. IV - A forma aguda da doença de Chagas é mais frequentemente vista em adultos na quarta década de vida. V - Nos pacientes infectados, a reação de Machado Guerreiro é positiva. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Lactente de 12 meses de idade vai à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Qual das situações abaixo não causa perda do reflexo pupilar fotomotor em vigência de coma?
Sobre a epifisite do calcâneo, ou doença de Sever, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Ocorre mais comumente na faixa etária entre os nove e os 14 anos de idade, sendo muito rara sua ocorrência antes disso. ( ) É mais frequente em meninos e, na maioria das vezes, é unilateral. ( ) O diagnóstico é dado pelo achado patognomônico de esclerose da apófise do calcâneo no raio X de perfil.
Durante o exame físico normal de um lactente com seis meses de idade, avalia-se o desenvolvimento neuropsicomotor e espera-se o desaparecimento do (s) reflexo (s):
Compartilhar