A doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) são as principais doenças inflamatórias intestinais. São causadas pela interação de fatores genéticos, microbiota intestinal e imunorregulação da mucosa. Em relação à abordagem cirúrgica eletiva em pacientes que sofrem de RCU, são indicações, EXCETO:
A
atraso no crescimento em crianças.
B
manifestações intestinais (pioderma gangrenoso).
C
presença de displasia de alto grau.
D
presença de adenocarcinoma no segmento colorretal.
E
megacólon tóxico.
Outras questões
Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos
antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta:
Associe as colunas e assinale a alternativa que contem a sequência correta:
[I]- Primeira bulha hiperfonética. [ ]- Taquicardia
[II]- Primeira bulha hipofonética. [ ]- Hipertensão sistêmica
[III]- Componente aórtico hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose aórtica calcificada
[IV]- Componente aórtico hipofonético (suave) da segunda bulha. [ ]- Hipertensão pulmonar
[V]- Componente pulmonar hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose mitral
Escolar de 8 anos de idade, após rash grosseiro e pruriginoso, apresenta edema abrupto, hipertensão arterial, dispneia, oligúria, hematúria macroscópica e proteinúria discreta. Os exames mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento do prognóstico seriam: