Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) são as principais doenças inflamatórias intestinais. São causadas pela interação de fatores genéticos, microbiota intestinal e imunorregulação da mucosa. Em relação à abordagem cirúrgica eletiva em pacientes que sofrem de RCU, são indicações, EXCETO:

A
atraso no crescimento em crianças.
B
manifestações intestinais (pioderma gangrenoso).
C
presença de displasia de alto grau.
D
presença de adenocarcinoma no segmento colorretal.
E
megacólon tóxico.
Qual o agente etiológico da BRONQUIOLITE?
A síndrome de Reiter pode ser complicada por, exceto:
O cateterismo vesical é contraindicado nos pacientes politraumatizados quando houver presença dos seguintes achados, exceto:
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Compartilhar