Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) são as principais doenças inflamatórias intestinais. São causadas pela interação de fatores genéticos, microbiota intestinal e imunorregulação da mucosa. Em relação à abordagem cirúrgica eletiva em pacientes que sofrem de RCU, são indicações, EXCETO:

A
atraso no crescimento em crianças.
B
manifestações intestinais (pioderma gangrenoso).
C
presença de displasia de alto grau.
D
presença de adenocarcinoma no segmento colorretal.
E
megacólon tóxico.
Paciente de 47 anos queixa-se de rouquidão contínua há 25 dias, após processo aparentemente gripal. Nega dor ou febre. Refere tosse ocasional há anos e azia frequente. Tem antecedentes de depressão tratada, hipertensão arterial controlada e é tabagista de 1 maço/dia há 18 anos. Não apresenta anormalidades aparentes no exame físico geral ou especial. A nasofaringo-laringoscopia revelou paralisia da prega vocal esquerda. Qual a conduta mais adequada a seguir?
A insuficiência venosa crônica ( IVC) ou varizes de membros inferiores é uma queixa comum, na população em geral, e pode se apresentar desde pequenas veias varicosas discretamente assintomáticas até insuficiência venosa crônica grave. Com relação a essa patologia, é CORRETO afirmar que:
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imaginava. Estudos recentes mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. No entanto, seu diagnóstico continua sendo equivocado, sub ou superestimado. Considerando o impacto social e econômico da depressão subdiagnosticada, os profissionais de saúde devem estar atentos às histórias de seus pacientes buscando identificar fatores de risco para o desenvolvimento dos quadros depressivos. Dos fatores abaixo listados, aqueles que podem ser considerados de risco para o quadro depressivo são:
Quanto ao trauma pediátrico, é correto afirmar que:
Compartilhar