Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

A doença de Graves constitui a causa mais comum de hipertireoidismo e pode estar acompanhada de:

A
Constipação e irritabilidade.
B
Conjutivite e bradicardia.
C
Exoftalmia e edema pré-tibial.
D
Anemia e intolerância.
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo assinale-o:
Paciente de 56 anos de idade relata otalgia a esquerda com 2 semanas de evolução, associada a otorreia. Evolui com dor em região de mastóide e febre. Realizou TC que evidenciou velamento de mastóide à esquerda. Assinale a assertiva que contém os patógenos mais comumente associados à condição.
No exame de rotina de um lactente de quatro meses com dificuldade de ganho ponderal você observa presença de um sopro cardíaco holossistólico de regurgitação, mais audível entre o terceiro e quarto espaços intercostais esquerdos, irradiando-se em faixa para a direita, e segunda bulha hiperfonética na área pulmonar. No raio X de tórax observa-se aumento da circulação pulmonar com cardiomegalia à custa das cavidades esquerdas. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 68 anos de idade procurou atendimento por claudicação intermitente com marcha útil de 200 metros. História de hipertensão, diabetes e dislipidemia em uso de atenolol 50mg ao dia, metformina 850mg a cada 12 horas e rosuvastatina 10mg. Apresenta redução de pulsos distais e índice tornozelo: braquial 0.68. Qual das medidas abaixo não é indicada no manejo inicial do caso?
Compartilhar