A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.
A
X = desmosis coli hipoplástica; Y = feminino; Z = diarreia crônica osmótica.
B
X = aganglionose congênita; Y = masculino; Z = constipação intestinal crônica.
C
X = agenesia do esfíncter anal interno; Y = masculino; Z = fezes sanguinolentas.
D
X= aganglionose familiar; Y = masculino; Z = enterocolite necrotizante.
E
X = displasia neuronal intestinal; Y = feminino; Z = constipação intestinal crônica.
Outras questões
Em relação à avaliação das crianças com trissomia do cromossoma 21, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A solicitação do exame de cariótipo é indicada apenas quando há dúvidas no diagnóstico clínico. II. Quando houver suspeita clínica de síndrome de Down, a avaliação cardiológica deverá ser solicitada para todo RN, mesmo que a ausculta não evidencie sopros. III. Indica-se avaliação radiológica da coluna cervical para todas as crianças com esta cromossomopatia. Qual é a alternativa correta?
O trauma é importante problema de saúde pública, sendo que o tipo de atendimento inicial pode reduzir a morbimortalidade associada. Considerando um paciente vítima de acidente automobilístico, que apresente vias aéreas permeáveis, porém com respiração inadequada, taquidispneia e escore de 7 na escala de coma de Glasgow, julgue os itens subsequentes. Caso se opte pela intubação endotraqueal com a chamada indução em sequência rápida, o paciente deve receber um agente anestésico de ação rápida seguido de um agente de bloqueio neuromuscular.
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. A anemia detectada no pós-operatório de pacientes submetidos a procedimentos de gastrectomia subtotal deve-se à deficiência de vitamina C e à absorção insatisfatória de gordura pelo tubo digestivo.
Em relação ao diagnóstico e tratamento do abdome agudo está incorreto: