Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.

A
X = desmosis coli hipoplástica; Y = feminino; Z = diarreia crônica osmótica.
B
X = aganglionose congênita; Y = masculino; Z = constipação intestinal crônica.
C
X = agenesia do esfíncter anal interno; Y = masculino; Z = fezes sanguinolentas.
D
X= aganglionose familiar; Y = masculino; Z = enterocolite necrotizante.
E
X = displasia neuronal intestinal; Y = feminino; Z = constipação intestinal crônica.
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, é correto afirmar:
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Uma paciente de 40 anos, antecedente de uso de anticoncepcional oral, vem ao hospital com dor no hipocôndrio direito (HD). Uma TC de abdome revela um adenoma hepático de 5 cm no lobo D. O tratamento definitivo para essa lesão é:
Compartilhar