A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.
A
X = desmosis coli hipoplástica; Y = feminino; Z = diarreia crônica osmótica.
B
X = aganglionose congênita; Y = masculino; Z = constipação intestinal crônica.
C
X = agenesia do esfíncter anal interno; Y = masculino; Z = fezes sanguinolentas.
D
X= aganglionose familiar; Y = masculino; Z = enterocolite necrotizante.
E
X = displasia neuronal intestinal; Y = feminino; Z = constipação intestinal crônica.
Outras questões
Com relação às crises convulsivas febris, assinale a alternativa incorreta:
Com relação aos defeitos congênitos da parede abdominal, assinale a correta:
Sobre a epifisiólise, ou escorregamento epifisário proximal do fêmur, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) O sinal de Trethowan é visto nos raios X de frente da bacia e corresponde a uma área de esclerose semicircular no colo devido à sobreposição da imagem da epífise escorregada. ( ) O desvio do colo do fêmur ocorre para superior e anterior. ( ) O objetivo principal do tratamento é a fusão precoce da fise, impedindo o agravamento do quadro.
Ao conversar com seus pais, um adolescente de quinze anos informa que já usou crack várias vezes nas últimas semanas, sempre com amigos da vizinhança. Considerando esse caso, assinale a afirmativa INCORRETA: