Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.

A
X = desmosis coli hipoplástica; Y = feminino; Z = diarreia crônica osmótica.
B
X = aganglionose congênita; Y = masculino; Z = constipação intestinal crônica.
C
X = agenesia do esfíncter anal interno; Y = masculino; Z = fezes sanguinolentas.
D
X= aganglionose familiar; Y = masculino; Z = enterocolite necrotizante.
E
X = displasia neuronal intestinal; Y = feminino; Z = constipação intestinal crônica.
Lesão ocular que pode se estender além do globo ocular, através do nervo óptico, para o espaço subaracnóideo e para o cérebro. Apresenta reflexo do “olho de gato”:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
João, casado, 65 anos, tem hipertensão arterial e está em uso regular de enalapril 20 mg/dia há dois anos. João é sedentário, tabagista e ganhou muito peso no último ano. Relata muito estresse nos últimos seis meses por sobrecarga de trabalho depois que passou a ser gerente de um supermercado. Refere também problemas de relacionamento com a esposa, pois além de ter pouco tempo para a família, apresenta dificuldade de ter ereção nas relações sexuais nos últimos três meses. Ao ser questionado, afirma ereções no período da manhã. Qual é a conduta mais adequada na abordagem dessa pessoa com disfunção erétil?
A posição em que é possível um relaxamento perfeito dos músculos é:
Compartilhar