A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:
A
A laringite crônica vem se manifestando com tanta frequência em portadores de refluxo que atualmente pode-se considerar essa condição clínica como típica da doença.
B
90% dos pacientes com doença do refluxo costumam ter sintomas típicos tais como azia e regurgitação, associados a sintomas atípicos.
C
Pacientes com asma brônquica que tenham azia frequente são candidatos em potencial à cirurgia anti-refluxo, sendo necessária uma endoscopia digestiva prévia para a confirmação da doença.
D
A dor abdominal pós-prandial e diarreia costumam ser sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, embora atípicos.
E
Aproximadamente 25% dos pacientes com asma brônquica associada ao refluxo não apresentam os chamados sintomas típicos da doença do refluxo.
Outras questões
Na pré-eclâmpsia observa-se que a produção de endotelina e prostaciclina encontra-se, respectivamente:
As características hormonais da fase folicular do ciclo menstrual incluem:
Paciente masculino, 44 anos, obeso, solicita atendimento devido a dor periumbilical há mais de 24 horas, sintomas de obstrução intestinal e febre. Apresenta história de hérnia umbilical. Ao exame físico, constatam-se: Tax=38,5°C; dor; espessamento e eritema próximo à região umbilical. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
Você está atendendo em um pronto-socorro e dá entrada um paciente de 2 anos, em coma com sinais de hipoventilação por intoxicação exógena provocada por diazepam. Responda, qual o antagonista para ser usada nesta situação?