A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:
A
A laringite crônica vem se manifestando com tanta frequência em portadores de refluxo que atualmente pode-se considerar essa condição clínica como típica da doença.
B
90% dos pacientes com doença do refluxo costumam ter sintomas típicos tais como azia e regurgitação, associados a sintomas atípicos.
C
Pacientes com asma brônquica que tenham azia frequente são candidatos em potencial à cirurgia anti-refluxo, sendo necessária uma endoscopia digestiva prévia para a confirmação da doença.
D
A dor abdominal pós-prandial e diarreia costumam ser sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, embora atípicos.
E
Aproximadamente 25% dos pacientes com asma brônquica associada ao refluxo não apresentam os chamados sintomas típicos da doença do refluxo.
Outras questões
Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que:
I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76.
II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática.
III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas:
A- Bupropiona
B- Vareniclina
C- Clonidina
D- Terapia de reposição da Nicotina
1- Risco de convulsões.
2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar.
3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva.
4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.