Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:

A
A laringite crônica vem se manifestando com tanta frequência em portadores de refluxo que atualmente pode-se considerar essa condição clínica como típica da doença.
B
90% dos pacientes com doença do refluxo costumam ter sintomas típicos tais como azia e regurgitação, associados a sintomas atípicos.
C
Pacientes com asma brônquica que tenham azia frequente são candidatos em potencial à cirurgia anti-refluxo, sendo necessária uma endoscopia digestiva prévia para a confirmação da doença.
D
A dor abdominal pós-prandial e diarreia costumam ser sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, embora atípicos.
E
Aproximadamente 25% dos pacientes com asma brônquica associada ao refluxo não apresentam os chamados sintomas típicos da doença do refluxo.
Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:
É incorreto quanto à clinica de estenose aórtica:
Na dúvida, o adenocarcinoma da próstata pode ser melhor estadiado através de:
Paciente de 23 anos, hígido, portador de hérnia inguinal direita, irá submeter-se a tratamento cirúrgico. Os exames que devem ser solicitados no pré-operatório são:
Compartilhar