Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

A doença do refluxo gastroesofágico pode se manifestar de várias maneiras, tornando algumas vezes o seu diagnóstico trabalhoso. Considerando-se as peculiaridades dessa doença assinale a alternativa correta:

A
A laringite crônica vem se manifestando com tanta frequência em portadores de refluxo que atualmente pode-se considerar essa condição clínica como típica da doença.
B
90% dos pacientes com doença do refluxo costumam ter sintomas típicos tais como azia e regurgitação, associados a sintomas atípicos.
C
Pacientes com asma brônquica que tenham azia frequente são candidatos em potencial à cirurgia anti-refluxo, sendo necessária uma endoscopia digestiva prévia para a confirmação da doença.
D
A dor abdominal pós-prandial e diarreia costumam ser sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, embora atípicos.
E
Aproximadamente 25% dos pacientes com asma brônquica associada ao refluxo não apresentam os chamados sintomas típicos da doença do refluxo.
Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:
No caso de um paciente masculino de 15 anos de idade com retardo mental moderado, transtorno de déficit de atenção, face alongada, orelhas aumentadas, em abano, e macrorquidia, qual o provável diagnóstico?
Na Síndrome dos ovários policísticos, não encontramos:
Paciente de 35 anos que recebeu transplante de fígado desenvolve febre e sinais meníngeos. O exame de líquor demonstrou sinais compatíveis com infecção fúngica. Qual é a causa mais comum de meningite fúngica nesse caso?
Compartilhar