Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) acomete frequentemente tabagistas. Sobre essa doença, marque o correto.

A
A mortalidade está em declínio, sobretudo em homens.
B
Pouco mais de 50% dos pacientes acometidos são fumantes, sendo os demais indivíduos expostos a fumaça, produtos químicos tóxicos e às infecções.
C
A patogênese do enfisema parece envolver a lise da elastina e outras proteínas por proteases liberadas por neutrófilos.
D
Envolve um espectro de duas apresentações clínicas - enfisema e bronquite crônica - mas na maioria dos casos é assintomática e indolente.
E
Apesar de ser potencialmente grave, em qualquer estágio a doença pode ser reversível.
Sobre a torção testicular, é correto afirmar que:
Um recém-nascido a termo, com 6 dias de vida é trazido à emergência por "amarelão". O bebê mama ao seio, chora apenas quando tem fome ou desconforto e evacua fezes semi-líquidas amarelas 5 vezes/dia. O exame físico é normal, exceto por icterícia generalizada. O plantonista solicita hemograma e bilirrubinas e recebe os seguintes resultados: bilirrubina total = 10mg%, bilirrubina direta = 0,9mg%; hemograma normal. Qual a hipótese mais provável e a conduta mais adequada respectivamente?
Menino, 11a, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH) em uso deste medicamento há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa condição.
Compartilhar