Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

A doença reumática ainda acomete com frequência países em desenvolvimento; quanto a ela, assinale a alternativa INCORRETA:

A
É uma doença inflamatória do tecido conectivo que surge como complicação tardia na infecção da orofaringe pelo estreptococos B-hemolítico do grupo A de lancefield.
B
O surto inicial é mais frequente na faixa etária entre 5 - 15 anos de idade.
C
São consideradas manifestações clínicas maiores: cardite, coreia e febre.
D
O hemograma é pouco expressivo e grandes alterações podem sugerir presença de outras doenças.
E
A dosagem da alfa 1- glicoproteína ácida permite acompanhar de maneira fiel a evolução da doença reumática.
Paciente do sexo feminino, 78 anos, iniciou quadro de dor abdominal tipo cólica há 72 horas associada a náuseas e vômitos. Procurou atendimento na emergência de um hospital sendo feito o diagnóstico de gastroenterite. Feita a administração de medicação sintomática com melhora parcial dos sintomas. Retornou para casa e após 24 horas persistia com os mesmos sintomas associado à distensão abdominal. Procurou novamente a emergência e foi examinada por um cirurgião que observou um abaulamento em região inguinal direita. Realizou exame de sangue com os seguintes achados: hematócrito 44%, 15500 leucócitos. Rotina radiológica de abdome agudo com distensão de intestino delgado. Qual a melhor conduta neste caso e possível diagnóstico?
Assinale a alternativa correta:
O desenvolvimento infantil é um processo que abrange vários aspectos. Assinale a alternativa abaixo onde o marco do desenvolvimento encontrado corresponde ao esperado para a idade:
Quais são as paredes da órbita que são acometidas com maior frequência nos casos de fraturas isoladas de face?
Compartilhar