Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

A doença reumática ainda acomete com frequência países em desenvolvimento; quanto a ela, assinale a alternativa INCORRETA:

A
É uma doença inflamatória do tecido conectivo que surge como complicação tardia na infecção da orofaringe pelo estreptococos B-hemolítico do grupo A de lancefield.
B
O surto inicial é mais frequente na faixa etária entre 5 - 15 anos de idade.
C
São consideradas manifestações clínicas maiores: cardite, coreia e febre.
D
O hemograma é pouco expressivo e grandes alterações podem sugerir presença de outras doenças.
E
A dosagem da alfa 1- glicoproteína ácida permite acompanhar de maneira fiel a evolução da doença reumática.
As questões 31 e 32 referem-se ao CASO CLÍNICO descrito abaixo. CASO CLÍNICO: Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32, apresenta os seguintes resultados de exames: Ureia: 80 mg%; Creatinina:3,2 mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL: 28; LDL: 170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixo, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida:
Na mulher não grávida com diabetes tipo II são objetivos terapêuticos desejados, EXCETO:
Paciente dá entrada no PS em PCR. No atendimento, segundo as diretrizes atuais, preconiza-se uma proporção entre massagem cardíaca e ventilação durante o atendimento de uma PCR num indivíduo adulto de:
Mulher, 45 anos de idade, informou ter antecedentes familiares de câncer mamário (mãe e tias maternas). Foi-lhe orientado realizar mamografia anualmente. Em relação ao exame de rastreamento do câncer da mama, assinale a alternativa correta:
Compartilhar