Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.

A
A mola parcial tem cariótipo geralmente triploide, e o feto está sempre presente.
B
A idade materna é um importante fator de risco, sendo mais prevalente em mulheres com menos de 18 anos.
C
A mola completa tem cariótipo diploide na maioria das vezes 46 XX de origem paterna.
D
A mola hidatiforme pode estar associada à pré-eclâmpsia e síndrome HELLP precoces.
E
O estadiamento I da doença trofoblástica gestacional se caracteriza pela presença do tumor confinado ao útero.
Um menino de 3 anos é trazido à Emergência pelos pais devido à piora na tosse, iniciada há alguns dias. Sua tosse passou a ser acompanhada de secreção espessa em grande quantidade no dia de hoje. Os pais negam contato com outras crianças doentes. Sua temperatura é 39°C e nota-se estridor inspiratório, além de tiragens. Uma radiografia simples da região cervical com incidência para partes moles mostra edema subglótico. Qual o próximo passo na conduta desse paciente?
Em relação à ressuscitação cardiopulmonar na criança, assinale a correta.
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
Paciente feminina, 82 anos de idade, branca, sem comorbidades, teve queda da própria altura há 4 meses, com fratura de colo de fêmur. Veio à consulta de rotina trazendo exames laboratoriais e raio X de tórax, com evidência de fratura de T11 e sinais de osteopenia. PTH e cálcio sérico normais; tomografia excluiu causa neoplásica. A CONDUTA CORRETA para essa paciente é:
Compartilhar