Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.

A
A mola parcial tem cariótipo geralmente triploide, e o feto está sempre presente.
B
A idade materna é um importante fator de risco, sendo mais prevalente em mulheres com menos de 18 anos.
C
A mola completa tem cariótipo diploide na maioria das vezes 46 XX de origem paterna.
D
A mola hidatiforme pode estar associada à pré-eclâmpsia e síndrome HELLP precoces.
E
O estadiamento I da doença trofoblástica gestacional se caracteriza pela presença do tumor confinado ao útero.
Paciente de 64 anos, sexo masculino, residente em casa geriátrica em Fortaleza, sem cartão de vacina. Não se lembra quando se vacinou pela última vez. O Ministério da Saúde recomenda imunização contra quais doenças neste caso?
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:
Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:
Compartilhar