Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Reumatologia

A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:

A
O quadro doloroso costuma ter boa resposta à AINH, o que é explicado pelo papel das citocinas inflamatórias na fisiopatogenia da doença.
B
As dores decorrem de inflamação leve da fascia muscular, o que pode ser demonstrado por biopsia
C
A VHS é normal, mas a PCR e a CK costumam elevar-se, sendo exames laboratoriais importantes para definir o diagnóstico da doença.
D
A fibromialgia possui manifestações clinicas características, porém algumas doenças podem causar uma confusão quanto ao diagnóstico ou piorar a dor e fadiga, como o hipotireoidismo e a insuficiência gonadal da menopausa.
E
A disfunção neuroendócrina tem correlação com o mecanismo de dor, sendo rotina a dosagem de prolactina e de hormônios adrenais nos pacientes com fibromilagia.
Sobre a utilização da ecografia torácica no manejo das efusões pleurais parapneumônicas em pacientes pediátricos, podemos considerar como limitação(ões) intrínseca (s) do método diagnóstico:
Paciente de 38 anos que apresenta resultados da citologia, da colposcópia e da biópsia que não guardam relação deve ser realizado.
Marque a alternativa FALSA sobre a fisiologia do ciclo menstrual.
O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar