Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Reumatologia

A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:

A
O quadro doloroso costuma ter boa resposta à AINH, o que é explicado pelo papel das citocinas inflamatórias na fisiopatogenia da doença.
B
As dores decorrem de inflamação leve da fascia muscular, o que pode ser demonstrado por biopsia
C
A VHS é normal, mas a PCR e a CK costumam elevar-se, sendo exames laboratoriais importantes para definir o diagnóstico da doença.
D
A fibromialgia possui manifestações clinicas características, porém algumas doenças podem causar uma confusão quanto ao diagnóstico ou piorar a dor e fadiga, como o hipotireoidismo e a insuficiência gonadal da menopausa.
E
A disfunção neuroendócrina tem correlação com o mecanismo de dor, sendo rotina a dosagem de prolactina e de hormônios adrenais nos pacientes com fibromilagia.
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Homem, 72 anos, previamente com hipertensão arterial e sem outras comorbidades sabidas prévias. Chega ao pronto socorro contando história de dor abdominal em hipocôndrio direito. Ao exame físico está estável, pulsos periféricos todos palpáveis e massa abdominal pulsátil indolor em mesogástrio e dor a palpação de hipocôndrio direito. Ao ultrassom visualizado cálculos biliares em grande quantidade não obstrutivos e dilatação da aorta abdominal de 6cm de diâmetro. Assinale a alternativa que representa a conduta recomendada neste caso:
Lactente do sexo masculino de 3 meses apresenta tumoração inguinal redutível a esquerda com testículo tópico deste lado e criptorquidia direita, com testículo palpável em região inguinal direita. A conduta recomendada neste caso é:
Homem, 78 anos de idade, com confusão mental e alteração da memória há 6 meses. Apresenta períodos de lucidez que duram alguns dias, com episódios de desorientação de início agudo. Nos últimos 3 meses teve alucinações visuais bem estruturadas (chega a ver animais na árvore). Teve algumas quedas, com fratura do punho. Ao exame físico: leve tremor na mão esquerda e rigidez nos braços. Há 3 semanas, passou em consulta, recebendo haloperidol, e evoluiu com rebaixamento da consciência e internação. Qual é o diagnóstico provável?
Compartilhar