Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Reumatologia

A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:

A
O quadro doloroso costuma ter boa resposta à AINH, o que é explicado pelo papel das citocinas inflamatórias na fisiopatogenia da doença.
B
As dores decorrem de inflamação leve da fascia muscular, o que pode ser demonstrado por biopsia
C
A VHS é normal, mas a PCR e a CK costumam elevar-se, sendo exames laboratoriais importantes para definir o diagnóstico da doença.
D
A fibromialgia possui manifestações clinicas características, porém algumas doenças podem causar uma confusão quanto ao diagnóstico ou piorar a dor e fadiga, como o hipotireoidismo e a insuficiência gonadal da menopausa.
E
A disfunção neuroendócrina tem correlação com o mecanismo de dor, sendo rotina a dosagem de prolactina e de hormônios adrenais nos pacientes com fibromilagia.
Paciente do sexo masculino, 18 anos, previamente hígido, observou há alguns dias o aparecimento de pequena área avermelhada e endurada em torno de um folículo piloso na região cervical anterior. Relata que com o passar do tempo, a lesão evoluiu para nódulo inflamatório saliente, duro, doloroso e de maior tamanho. Ao exame, observa-se área de celulite adjacente ao nódulo e no seu ápice nota-se a presença de área de necrose de pele, por onde se observa eliminação espontânea de secreção purulenta. Relata hiporexia e febre nos últimos 2 dias. Em relação a essa infecção bacteriana, é CORRETO afirmar:
Em aproximadamente 15% das mulheres, o primeiro episódio de enxaqueca pode ocorrer durante a gestação. Assinale a afirmativa correta em relação à conduta a ser adotada nessa situação.
A causa mais comum de derrame pleural neoplásico é:
No tratamento do pneumotórax traumático hipertensivo, a terapêutica de escolha é:
Compartilhar