Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:

A
hipotalâmica
B
hipofisária
C
suprarrenal
D
folicular ovariana
E
eixo hipotálamo-hipofisário
Os abscessos retroperitoneais podem ser classificados como primários, quando estão relacionados a uma disseminação hematogênica, ou secundários, quando relacionados a um quadro infeccioso num órgão adjacente. Qual dos itens abaixo representa a maior frequência relativa dos abscessos retroperitoneais quanto a sua etiologia?
A cicatrização das feridas apresenta três fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona corretamente a fase com o número de determinada célula?
De acordo com a classificação de Bismuth, para o colangiocarcinoma, aquele que tem localização alta, comprometendo o ducto direito e não infiltrando o ducto esquerdo, é o tipo:
Nilmar, 55 anos, tem dor lombar de média intensidade. Progrediu com limitação dos movimentos de membros inferiores, há 6 meses. Foi tratado inicialmente com fisioterapia, acupuntura e anti-inflamatórios com melhora discreta. Queda de bicicleta há 1 mês e a radiografia mostra fratura, com lesão lítica em úmero esquerdo. Na radiografia da coluna lombar observa-se fratura com achatamento de L2 e L3. Exame físico: palidez cutaneomucosa 2+/4, anictérico, ausência de petéquias e equimoses; RCR 2T; ap. respiratório sem alterações. Sem edemas em membros inferiores. Exames complementares: Hemácias 2.950.000/mm3, hemoglobina 8.1 g/dl, hemátocrito 26% VGM 88 fL, Leucócitos 6400/mm3 com contagem diferencial normal e plaquetas 180.000/mm3. VHS 90 mm na primeira hora. Ureia 125 mg/dL, creatinina 4,8 mg/dL, albumina 2.8 g/dL, globulina 6,0 g/Dl. Proteinúria 2 g em 24 horas. A alteração citogenética que confere um prognóstico desfavorável no caso acima é:
Compartilhar