Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A dosagem de FSH sérico, no 3º dia do ciclo menstrual, avalia a reserva:

A
hipotalâmica
B
hipofisária
C
suprarrenal
D
folicular ovariana
E
eixo hipotálamo-hipofisário
Adolescente de 15 anos de idade cursa com febre baixa, exantema maculopapuloso que se iniciou na face, no couro cabeludo e pescoço, espalhando-se, posteriormente, para todo o corpo e linfonodomegalia retroauricular e cervical. O diagnóstico é de:
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 anos e doença diverticular. Exame físico: T ax 36.5°C, PA 90 X 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28irpm. Exames laboratoriais iniciais hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6mg/dl, ureia 78mg/dl, K 4,9mEq/I, Na 140mEq/I. As alterações hemodinâmicas se devem a:
Compartilhar