Questões na prática

Psiquiatria

A eclosão do “nascimento” cultural do sujeito depende da comunicação da fala e interações com o Objeto, isto é a Relação Self-Objetal. Então pode-se dizer:

A
Tal entrada da pessoa no social depende da capacidade do imitar o outro
B
Envolve a evolução da situação instintiva para pulsional
C
Depende do tempo da amamentação. Se for superior a 3 anos de idade
D
A situação pulsional é a mesma posição da instintiva
E
Nenhuma das respostas corresponde à realidade
Lactente, 18 meses, sexo masculino, vem apresentando febre elevada (39,8o C) por 9 dias e, na evolução, foram relatados: exantema maculopapular generalizado, adenomegalia cervical, hiperemia conjuntival sem secreção, descamação nos lábios, edema dos dedos das mãos e dos pés. Das complicações abaixo, a que é mais específica da doença representativa deste caso é:
O professor de anatomia do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da UFC pergunta para a turma de onde vem a inervação motora dos músculos do dorso. Qual, dentre as opções abaixo é a resposta correta para o questionamento?
Sobre infecção respiratória aguda são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A maioria das infecções respiratórias em crianças menores de cinco anos de idade, inclusive as pneumonias, é de etiologia viral; () O risco de etiologia bacteriana é diretamente proporcional à duração da doença; () As rinorreias mucopurulentas geralmente indicam infecção bacteriana; () Os anti-inflamatórios não-hormonais podem alterar a resposta imunológica e apresentam risco de reações adversas; () Radiografia de seios de face não é indicado para lactentes e pré-escolares. Assinale a alternativa correta:
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
Compartilhar