Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A elevação dos níveis séricos do antígeno carcinoembriônico (CEA), em casos de adenocarcinoma colorretal, é útil para:

A
detectar recorrência, realizar o diagnóstico precoce, avaliar a resposta terapêutica.
B
avaliar o prognóstico, detectar recorrência, avaliar a resposta terapêutica.
C
realizar o diagnóstico precoce, predizer a ressecabilidade do tumor primário, avaliar a resposta terapêutica.
D
indicar a necessidade de reoperação, predizer a ressecabilidade do tumor primário, avaliar a resposta terapêutica.
A doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU) são as principais doenças inflamatórias intestinais. São causadas pela interação de fatores genéticos, microbiota intestinal e imunorregulação da mucosa. Em relação à abordagem cirúrgica eletiva em pacientes que sofrem de RCU, são indicações, EXCETO:
A doença hemorroidária baseada no plexo hemorroidário acometido pode ser classificada em interna, externa e mista. Quando os sintomas são decorrentes de dilatações vasculares localizadas acima da linha pectínea, no plexo hemorroidário superior, são denominadas de hemorroidas internas. Quando apresentam prolapso durante o esforço evacuatório, com ou sem sangramento, mas requerem redução manual, são classificadas como:
O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.
Os tumores estromais do aparelho digestório (GIST) fazem parte de um grupo específico de tumores de origem não epitelial, que tem origem na camada muscular da parede do trato gastrointestinal. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA.
Compartilhar