Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente de 44 anos, com antecedente de trauma craniano há três semanas, evoluindo em coma, apresenta tosse irritativa frequente. Foi submetido à traqueostomia há 18 dias. Na necessidade de trocar a cânula da traqueostomia, no momento em que o balonete da cânula foi desinflado, ocorreu importante sangramento pelo traqueostoma. A conduta terapêutica adequada à situação é:

A
fazer um curativo compressivo.
B
reinflar imediatamente o balonete da cânula traqueal.
C
retirar a cânula e realizar uma broncoscopia para identificar o sangramento.
D
solicitar uma arteriografia.
Pré-escolar de dois anos apresenta mancha branca no olho direito. Há seis meses, a mãe percebeu que a criança apresentava desvio do olho direito quando fixava olhar, tendo procurado oftalmologista que prescreveu o uso de óculos para estrabismo. Há um mês, ao bater a luz, notou reflexo esbranquiçado na pupila. Em reavaliação por oftalmologista, o exame de fundo de olho evidenciou massa em cavidade vítrea de olho direito. Nos antecedentes pessoais, parto normal a termo, sem intercorrências no período neonatal e desenvolvimento neuropsicomotor normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente do sexo masculino, 40 anos, com tontura rotatória acompanhada de zumbidos e hipoacusia à esquerda, há 30 dias. Tabagista de um maço por dia e hipertensão arterial sistêmica leve. São prováveis diagnósticos EXCETO:
Uma das complicações mais comuns em pacientes com câncer e em tratamento quimioterápico é a Neutropenia Febril. Em relação a esse diagnóstico, assinale a INCORRETA:
A principal estrutura do sistema nervoso central envolvida com a doença de Parkinson é:
Compartilhar