Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente de 44 anos, com antecedente de trauma craniano há três semanas, evoluindo em coma, apresenta tosse irritativa frequente. Foi submetido à traqueostomia há 18 dias. Na necessidade de trocar a cânula da traqueostomia, no momento em que o balonete da cânula foi desinflado, ocorreu importante sangramento pelo traqueostoma. A conduta terapêutica adequada à situação é:

A
fazer um curativo compressivo.
B
reinflar imediatamente o balonete da cânula traqueal.
C
retirar a cânula e realizar uma broncoscopia para identificar o sangramento.
D
solicitar uma arteriografia.
Um rapaz de 19 anos foi esfaqueado no epigástrio em briga de rua. Após limpeza com soro fisiológico e debridamento do tecido desvitalizado, observou-se que o ferimento era profundo e tinha restos da camisa do paciente. A respeito da profilaxia do tétano neste paciente, é correto afirmar:
Dentre as várias técnicas cirúrgicas para tratamento da Obesidade Mórbida, existem as técnicas restritivas e as restritivas-disabsortivas. Das opções abaixo, qual delas é apenas restritiva?
Em relação às infecções pós-operatórias pode-se afirmar que:
Uma criança de 2 anos de idade é levada a você porque se recusa a usar o braço direito. Há dor ao toque e ela não segura objetos com a mão esquerda. Negam trauma, mas recentemente a mãe puxou o seu braço quando ela se recusou a subir as escadas. A conduta a ser tomada no caso relatado na questão é:
Compartilhar