Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A endometriose é uma condição benigna de etiologia desconhecida. São considerados fatores de risco para esta doença:

A
toxinas como TCDD (8-tetrachlorodibenzo-p-dioxina), herança genética e menstruação retrógrada
B
metaplasia celômica, herança genética e compostos tipo dioxina.
C
defeitos anatômicos do trato genital como septo vaginal transverso, herança familiar e metaplasia celômica.
D
toxinas como TCDD (8-tetrachlorodibenzo-p-dioxina), outros compostos tipo dioxina, defeitos anatômicos do trato genital, como septo vaginal transverso.
Paciente de 60 anos de idade, com quadro de icterícia (+3/+4) há 20 dias associada a prurido e colúria, é submetido a ultrassonografia de abdome, que evidencia dilatação de via biliar intra e extra-hepática associada a lesão sólida de 3 cm em cabeça pancreática. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
Em relação à litíase biliar, é correto afirmar:
Uma paciente de 49 anos vem ao ambulatório trazendo uma ultrassonografia de abdome total, que foi solicitada devido à dor abdominal vaga e que mostra uma lesão sólida no rim esquerdo, nodular de 4 cm. Uma tomografia computadorizada de abdome realizada confirma lesão nodular que capta contraste. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
Criança em tratamento para leucemia linfoide aguda chega ao pronto-socorro com temperatura 37,9ºC, sem outras queixas. Exame físico normal; exames laboratoriais com os seguintes resultados: hemograma - 3000 leucócitos, 10% neutrófilos, Ht 28%, plaquetas 100.000. A conduta médica adequada para esse caso, é:
Compartilhar