Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A endometriose é uma condição benigna de etiologia desconhecida. São considerados fatores de risco para esta doença:

A
toxinas como TCDD (8-tetrachlorodibenzo-p-dioxina), herança genética e menstruação retrógrada
B
metaplasia celômica, herança genética e compostos tipo dioxina.
C
defeitos anatômicos do trato genital como septo vaginal transverso, herança familiar e metaplasia celômica.
D
toxinas como TCDD (8-tetrachlorodibenzo-p-dioxina), outros compostos tipo dioxina, defeitos anatômicos do trato genital, como septo vaginal transverso.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de choque caracterizado por pressão venosa central elevada, débito cardíaco diminuido e resistência vascular sistêmica elevada:
Em relação à Doença Trofoblástica Gestacional (DTG):
Você está examinando um recém-nascido em programação de alta hospitalar no alojamento conjunto e, ao realizar triagem neonatal com oximetria de pulso (“teste do coraçãozinho”), observa que a saturação no membro superior direito é de 98% e a do membro inferior é 94% em duas medições com intervalo de uma hora entre elas. Qual o significado desse achado e a conduta adequada a seguir?
Criança nascida de parto a termo, sem intercorrências, apresenta-se com cianose refratária ao uso de 02 com Fi02 a 100%. Dentre os achados clínicos, observa-se sopro cardíaco sistólico, com padrão de sobrecarga cardíaca esquerda e hemibloqueio anterior esquerdo. No RX há padrão de hipofluxo. Com os dados acima, qual a cardiopatia mais provável?
Compartilhar