Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A endometriose é uma doença que afeta as mulheres na menacme com maior incidência na 4ª década de vida e se caracteriza por:

A
diagnóstico fácil através de exame ultrassonográfico.
B
tecido endometrial ectópico, não neoplásico, que nunca se prolifera.
C
invasão do endométrio no miométrio e que ocorre sempre em multíparas.
D
tecido semelhante ao endométrio encontrado fora da cavidade uterina, não neoplásico.
E
aparecimento de cistos de Sampson, com características de proliferação, cujo diagnóstico se faz pela ultrassonografia.
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Comparece, ao ambulatório, um paciente de cinco anos de idade com história de otites de repetição, rinite persistente e apneia obstrutiva do sono. Essa sintomatologia é classicamente observada em casos de:
Sobre a doença hemorroidária, marque a alternativa correta:
Compartilhar