Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A endometriose é uma doença que afeta as mulheres na menacme com maior incidência na 4ª década de vida e se caracteriza por:

A
diagnóstico fácil através de exame ultrassonográfico.
B
tecido endometrial ectópico, não neoplásico, que nunca se prolifera.
C
invasão do endométrio no miométrio e que ocorre sempre em multíparas.
D
tecido semelhante ao endométrio encontrado fora da cavidade uterina, não neoplásico.
E
aparecimento de cistos de Sampson, com características de proliferação, cujo diagnóstico se faz pela ultrassonografia.
Correlacione a primeira coluna, dos agentes etiológicos, com a segunda, que se referem às manifestações clínicas mais significativas da infecção congênita, e escolha a resposta CORRETA: I- Rubéola; II- Citomegalovírus; III- Toxoplasmose; IV- Vírus herpes-simples; V- Sífilis. ( ) Vesículas e conjuntivite; ( ) Microcefalia e calcificação intracraniana; ( ) Catarata e cardiopatia congênita; ( ) Hidrocefalia e coriorretinite; ( ) Exantema maculopapular e lesão óssea.
Com relação às hérnias da parede abdominal, é correto afirmar que a hérnia de:
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, com história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor em hipogástrio e fossa ilíaca direita, associada à anorexia, episódios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA:
Júlio, de 26 anos, queixa-se de dor de cabeça e pressão na face há 4 dias, secreção nasal, febre não aferida e mal-estar geral. Acha que pode ser sinusite. Ao exame físico, a temperatura axilar é de 37,2° C, sente dor à palpação dos seios da face e percebe-se gotejamento nasal posterior. Assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem para o caso.
Compartilhar