Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

A endometriose é uma doença que afeta as mulheres na menacme com maior incidência na 4ª década de vida e se caracteriza por:

A
diagnóstico fácil através de exame ultrassonográfico.
B
tecido endometrial ectópico, não neoplásico, que nunca se prolifera.
C
invasão do endométrio no miométrio e que ocorre sempre em multíparas.
D
tecido semelhante ao endométrio encontrado fora da cavidade uterina, não neoplásico.
E
aparecimento de cistos de Sampson, com características de proliferação, cujo diagnóstico se faz pela ultrassonografia.
Assinalar a alternativa CORRETA sobre nódulo solitário de pulmão:
A atenção às intoxicações exógenas na emergência baseia-se em:
MAC, sexo masculino, 34 anos, pardo, casado, auxiliar de pedreiro, residente em Cariacica (ES). Há 2 meses evolui com tosse, inicialmente seca, passando a produtiva de expectoração amarelada, medicado com xaropes caseiros, sem melhora. Há 3 semanas passou a apresentar episódios de febre baixa, intermitente, adinamia, cansaço, dificuldade para tolerar esforço no trabalho, e notou emagrecimento. Feito exame médico, apresentava-se febril, eupneico, levemente hipocorado, linfonodos não palpáveis, discretos estertores audíveis na região interescapular à direita, demais dados do exame físico normais; diagnosticada infecção respiratória, sendo prescrito azitromicina/5 dias e xarope antitussígeno. Evoluiu sem melhora, vindo a apresentar hemoptóicos. Retornou ao médico sendo então solicitado exame de escarro que foi positivo para BAAR em duas amostras consecutivas. O paciente é tabagista há 15 anos, nega antecedentes de pneumopatias ou outras doenças, e desconhece contato com portadores de tuberculose. Com relação ao caso acima você afirmaria que:
Para diferenciação entre lesões benignas e malignas da tireoide, qual o melhor método diagnóstico considerando que o nódulo da tireoide apresente 10 mm de diâmetro?
Compartilhar