Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A epidemia da AIDS e a multirresistência às drogas fez com que a expressão epidemiológica da tuberculose no Brasil, neste final de século – com estimativas de prevalência de 50 milhões de infectados e registro de 6.000 óbitos/ano –configure uma prioridade da Saúde Pública no combate a doença. A vacina BCG exerce notável poder protetor contra as manifestações graves da primo-infecção da tuberculose. Porém, configuram-se contra indicações para a vacinação da BCG os seguintes casos, EXCETO:

A
Recém-nascidos com peso inferior a dois quilos;
B
Afecções dermatológicas no local da vacinação ou generalizada;
C
Os recém-nascidos, filhos de mães com aids;
D
Uso de imunodepressores.
A doença hemorroidária baseada no plexo hemorroidário acometido pode ser classificada em interna, externa e mista. Quando os sintomas são decorrentes de dilatações vasculares localizadas acima da linha pectínea, no plexo hemorroidário superior, são denominadas de hemorroidas internas. Quando apresentam prolapso durante o esforço evacuatório, com ou sem sangramento, mas requerem redução manual, são classificadas como:
O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.
Os tumores estromais do aparelho digestório (GIST) fazem parte de um grupo específico de tumores de origem não epitelial, que tem origem na camada muscular da parede do trato gastrointestinal. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA.
Qual o melhor parâmetro para avaliação da eficiência da reposição volêmica em um grande queimado?
Compartilhar