Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A epidemia da AIDS e a multirresistência às drogas fez com que a expressão epidemiológica da tuberculose no Brasil, neste final de século – com estimativas de prevalência de 50 milhões de infectados e registro de 6.000 óbitos/ano –configure uma prioridade da Saúde Pública no combate a doença. A vacina BCG exerce notável poder protetor contra as manifestações graves da primo-infecção da tuberculose. Porém, configuram-se contra indicações para a vacinação da BCG os seguintes casos, EXCETO:

A
Recém-nascidos com peso inferior a dois quilos;
B
Afecções dermatológicas no local da vacinação ou generalizada;
C
Os recém-nascidos, filhos de mães com aids;
D
Uso de imunodepressores.
Um conjunto de alterações físicas indica o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte destas alterações:
O paciente com tórax instável e respiração paradoxal decorrente de fratura de múltiplos arcos costais em dois ou mais lugares, por trauma fechado, deve ser tratado com:
Homem de 45 anos é trazido ao Pronto-Socorro alcoolizado, vomitando, em mau estado geral e com fala pastosa. Após ser medicado com glicose a 50% e Metoclopramida EV, passou a apresentar piora do nível de consciência, ataxia e oftalmoplegia. A respeito desse caso, provavelmente o agravamento deveu-se a:
Em relação aos efeitos sistêmicos do pneumoperitônio utilizado na laparoscopia, pode-se afirmar:
Compartilhar